Os garotos entraram em campo e deram conta do recado no Olímpico Atahualpa, em Quito. O Grêmio venceu o Ayacucho de virada, por 2 a 1, e garantiu vaga na terceira fase da Copa Libertadores, para enfrentar o equatoriano Independiente del Valle.
O auxiliar técnico Alexandre Mendes, que comandou a equipe no Equador, destacou a inteligência dos jovens em campo. “Não existe salto alto. Existe sim um entendimento do jogo. Oscilamos um pouco no início, até pela falta de experiência da equipe, pouco treinamento. Ajustamos algumas questões que vimos que não estavam dando certo no primeiro tempo e eles (garotos) corresponderam à altura. Jogadores extremamente inteligentes e capacitados em desenvolver um futebol de boa qualidade”, analisou.
Dos 20 relacionados, somente Bruno Cortez e Thaciano não eram das categorias de base. E eram os únicos atletas com mais de 23 anos. Para Mendes, o técnico Renato Portaluppi passará a ter jogadores mais experientes. “O Grêmio tem uma fábrica para formação de atletas. É muito importante para que a gente possa dar continuidade ao futebol. Quando o Renato precisar, nós teremos atletas mais experientes e mais capacitados para jogarem no time de cima”, concluiu.
Publicidade
Bruno Cortez falou da seriedade com a qual o confronto foi encarado. “A única coisa que passei foi que não estávamos aqui para passear. Vínhamos para buscar a classificação independente de como tinha sido o resultado de Porto Alegre, sabíamos que seria um jogo difícil. Todos entraram focados e determinados. Os guris jogam soltos, sempre alegres. Eles entraram em campo com confiança e puderam mostrar o futebol deles”, declarou.