Categories: Regional

Garibaldi apresenta sua experiência turística na Unisc

A experiência da cidade de Garibaldi em turismo, em especial, suas inovações para atrair maior número de turistas ao seu município foi o tema da palestra da secretária municipal de Turismo e Cultura, Ivane Favero, na noite desta quarta-feira na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Sob o olhar atento de universitários, empreendedores e comunidade, a gestora expôs o planejamento e as ações que o município da Serra vem realizando para atrair o público aos seus atrativos turísticos.

Ivane explicou que o município se reorganizou para voltar a atrair os turistas. Conta, além das rotas estabelecidas, com uma série de ações para movimentar o turismo na cidade, a partir de um plano de atividades desenvolvidas pela secretaria em conjunto com a comunidade. “É preciso adaptar este plano ao que o turista deseja dentro da cidade. Assim, é preciso se adaptar para conseguir angariar cada vez mais o gosto das pessoas pelos atrativos locais”, observou.

Uma das inovações que ela destacou foi a Garibaldi Film Commission, uma entidade criada para a atração de produções cinematográficas. “Essa ideia surgiu através do Chitãozinho e Chororó. Não lembro qual ano, o produtor do show deles, que tem ligações com região serrana, nos procurou para gravar um DVD. Aí me dei conta da divulgação gratuita em mídia nacional que uma cidade ganha”, citou Ivane Favero.

Publicidade

Posteriormente, ela fez isso quando atuou em Bento Gonçalves, e agora, está trabalhando na sua instituição em Garibaldi. “E os resultados já estão aparecendo. Conseguimos atrair os filmes Real Beleza, A Minha vida, e a novela Além do Horizonte, em cartaz atualmente, na TV Globo, às 18h. É uma mídia espontânea e gratuita, que divulga nossa cidade para todo o país, pois além de conseguirmos espaço na televisão nos rende ainda espaços em jornais de circulação nacional”, comentou.

A vocação para a produção de espumante, as vinícolas da rota dos vinhedos, a gastronomia, os passeios de Maria Fumaça, entre outros também foram citados como diferenciais. Na área da gastronomia, um grupo de agricultores está aderindo ao slow food, formando a Primeira Colônia Italiana. Entre a população houve algumas ações que buscaram a preparação para o turismo, como o Projeto Turismo Cidadão, que consistia em palestras nas escolas e também na Sipat das empresas.

A coordenadora do curso de Turismo da Unisc, Luciana Tremea, destaca que a experiência de Garibaldi foi muito importante para os participantes do evento. “Existem particularidades que são muito importantes e tornam a cidade um diferencial turístico. E essa troca de experiências é fundamental para todos os que assistiram à palestra da Ivane”, observou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.