O Santa Cruz já começa a projetar a próxima temporada. O técnico Wiliam Campos esteve no programa Grande Resenha, da Rádio Gazeta, na noite dessa segunda-feira, ao lado do diretor de Futebol, Lairton Falcão dos Reis. A data para abertura dos trabalhos será definida após o congresso técnico da Série B do Campeonato Gaúcho, marcado para dia 28 deste mês.
A intenção do treinador é aproveitar jogadores de até 24 anos que estiveram na campanha do último ano e garotos do time sub-19, que alcançou a semifinal da Copa FGF no ano passado. Outros nomes também devem ser considerados para a composição do elenco. “No mínimo, metade do plantel será formado por atletas revelados na base”, destacou Campos.
O técnico esteve à frente do São Borja na Copa Seu Verardi em 2019 e conseguiu levar a equipe missioneira até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Pelotas. “Estamos conversando com ao menos três atletas que fizeram parte do elenco para que possam jogar pelo Santa Cruz neste ano”, revelou. O meia Jakson Leylon, de 25 anos, foi um dos destaques do São Borja e acertou com o Avenida para a Divisão de Acesso.
Por causa do regulamento, apenas quatro jogadores acima de 24 anos podem ser inscritos na Série B. Reis adiantou que já existem negociações com dois atletas. “Não podemos revelar detalhes, mas temos dois bem encaminhados. O importante é não errar nas escolhas”, ressaltou. “São muitos jogos e precisamos ter um elenco qualificado, em função de lesões e suspensões, por exemplo. Vamos procurar montar um grupo forte para buscar o acesso.”
Sobre o aproveitamento de jogadores destacados no futebol amador, Reis disse que o clube está aberto às possibilidades. “Temos recebido questionamentos em relação aos atletas de destaque, como o Angolano, mas vamos analisar com calma as situações que possam surgir”, explicou o dirigente.
Para 2020, o Santa Cruz inicia a temporada de forma diferente do que aconteceu um ano atrás. Se há uma base formada atualmente, uma peneira precisou ser feita para a montagem da equipe em 2019. “Temos jogadores com uma experiência da Série B e da Copa FGF sub-19. Estamos em um patamar acima agora. De apostas se transformaram em afirmações”, sublinhou Reis.
Campos acredita que um goleiro com idade superior a 24 anos será contratado, por ser uma posição de carência. “Eu gostaria de ter um goleiro experiente. Se surgir um atleta que conhecemos, em quem temos confiança, vamos conversar para viabilizar a contratação. Depende também da condição financeira”, concluiu.
Gaúcho Série B
Galo projeta início da temporada 2020
Foto: Bruno Pedry
Campos estuda as opções no mercado para contratar atletas acima dos 24 anos