O grande dia chegou para a nação carijó. Campeão da Copa Ibsen Pinheiro 2020, o Santa Cruz disputa a Copa do Brasil pela primeira vez em seus quase 108 anos de história, que serão completados no próximo dia 26. Diante do Joinville, a partir das 20 horas desta quarta-feira, 17, nos Plátanos, o Galo precisa vencer para garantir a classificação à segunda fase do torneio mais democrático do País.
Por ocupar uma melhor posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – 58º lugar –, o Coelho catarinense avança com triunfo ou empate. Quem passar enfrenta Galvez-AC ou Atlético-GO, que jogam às 17 horas na Arena Pantanal, em Cuiabá.
“A expectativa é a melhor possível. É algo que foi um sonho meu (de participar da Copa do Brasil) e de muita gente do clube. O Joinville é o favorito, é uma forte equipe, de tradição, que tem uma grande estrutura, mas a gente já enfrentou equipes assim, como o próprio São José (na final da Copinha), e jogamos de igual para igual. Estamos confiantes que os atletas vão dar o seu melhor em campo para conquistarmos a vaga”, destacou o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech. “Serão 90 minutos, um pouco mais, para que o time desempenhe o melhor futebol e consiga confirmar a passagem para a próxima etapa”, completou o mandatário.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz acerta detalhes antes de decisão contra o Joinville
Mais do que fazer gol, a defesa do Galo não pode ser vazada. E uma das tarefas caberá ao experiente goleiro Luiz Carlos, 32 anos, que desembarcou em Santa Cruz do Sul há uma semana. Ele foi trazido às pressas para substituir Fabiano Heves, que se recupera da Covid-19.
“Chego em um momento importante para o clube e estou feliz justamente por isso, por saber a dimensão que tem uma competição nacional. Todos vêm se dedicando para conseguirmos a classificação, porque sabemos o que significa”, salientou o novo arqueiro carijó.
Publicidade
A conversa com o setor defensivo em campo é fundamental para corrigir eventuais ajustes. “Eu costumo assumir essa postura de liderança ali atrás, principalmente falando e orientando o tempo todo. Sabemos que o diálogo, a comunicação, evitam muita coisa para fazermos uma partida segura”, comentou Luiz Carlos, que começou a carreira na base do Inter e passou por clubes como Juventude, Náutico e Sport Recife.
A classificação à segunda fase também representa um reforço para o caixa alvinegro. Além dos R$ 560 mil garantidos pela participação na primeira etapa, o Santa Cruz pode ganhar mais R$ 675 mil, caso marque presença na etapa seguinte. Se atingir o objetivo, jogará novamente nos Plátanos, independentemente do vencedor de Galvez e Atlético-GO.
O Santa Cruz marcará presença novamente em uma competição nacional. A última participação foi em 1989, quando disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, originalmente chamado pela CBF de Divisão Especial. Com 96 times na disputa, o Galo integrou a chave Q, com Criciúma, Figueirense, Avaí, Novo Hamburgo e Pelotas. Como finalizou na quarta posição, a equipe carijó não obteve a classificação – somente os dois primeiros avançaram (Criciúma e Figueirense). O Bragantino sagrou-se campeão do torneio ao derrotar o São José-SP na final.
Publicidade
Em 1968, a equipe alvinegra esteve no Torneio Centro-Sul. Ela ficou no grupo 2, junto com Palmeiras, de Blumenau (SC), e Juventude. O Santa Cruz avançou às semifinais em primeiro lugar, mas foi eliminado pelo Maringá – vitória de 4 a 3 nos Plátanos e derrota de 7 a 0 no Paraná.
No ano de 1987, o Galo jogou a Taça Heleno Nunes – Módulo Azul da Copa União, que reuniu 24 clubes do Sul do País. Na primeira etapa do campeonato, o time alvinegro terminou na primeira posição do grupo A, que contava ainda com Chapecoense, Esportivo, de Bento Gonçalves, e EC Pinheiros, de Curitiba (PR). Na fase seguinte, já pelo sistema de mata-mata, o Galo caiu diante do Caxias – empatou por 1 a 1 em casa e perdeu por 1 a 0 na Serra.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz anuncia contratação do goleiro Luiz Carlos
Publicidade
A delegação do Joinville chegou na manhã dessa terça-feira, 16, a Santa Cruz do Sul e foi direto fazer o reconhecimento do gramado dos Plátanos. “É bem diferente dos que estamos acostumados, da maioria dos campos de Santa Catarina. Um campo em que a bola prende bastante. Tentamos nos adaptar da melhor forma para que os atletas pudessem conhecer mais rapidamente. É um jogo só, de extrema importância”, avaliou o auxiliar Felipe Sampaio, que substituirá o técnico Vinícius Eutrópio na casamata. Ele ainda se recupera de complicações da Covid-19 e não viajou ao Rio Grande do Sul.
O Joinville possui 12 títulos catarinenses, cinco copas estaduais e dois títulos nacionais. O clube catarinense foi campeão estadual pela primeira vez em 1976. Depois conquistou um octacampeonato entre 1978 e 1985. A décima taça veio em 1987. Após 13 anos de jejum, emendou um bicampeonato em 2000 e 2001.
Em 2009 conquistou a Copa SC e, na disputa da Série D do Brasileiro de 2010, obteve o acesso à Série C. No primeiro ano na divisão, foi campeão e subiu para a B, onde o título veio em 2014. Já na Série A, a passagem foi curta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vive expectativa de enfrentar o Joinville
Em quatro anos, o Coelho saiu da elite do futebol nacional para a Série D, onde enfrentou o Avenida em 2019. Perdeu por 2 a 1 nos Eucaliptos e venceu por 1 a 0 em Santa Catarina.
Tricampeão da Copa SC em 2011, 2012 e 2013, voltou a levantar a taça em 2020, ao superar o Concórdia nos pênaltis. No mês passado venceu a Recopa Catarinense ao bater a Chapecoense, também nas penalidades máximas.
COPA DO BRASIL – PRIMEIRA FASE
Quarta-feira, 17 de março de 2021, 20 horas, no Estádios dos Plátanos
SANTA CRUZ
Luiz Carlos; Maurício ou Marlon, Luís Henrique, Diego Rocha e Otávio; David, Thomaz ou Leilon; Laion, Pepeto ou Chiquinho, Fogaça; Nena
Técnico: Wiliam Campos
JOINVILLE
Fabian Volpi; Edson Ratinho, Charles, Fernando e Fonseca; Renan Guedes, Banguelê ou Diogo Santos; Davi Lopes, Diego, Luquinhas, Gustavo Ermel e Alison Mira
Técnico (interino): Felipe Sampaio
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho, com Schumacher Marques Gomes e Ruan Neres Souza de Queiros (trio paraibano)
AO VIVO
Rádio: Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
Na tela: mycujoo.tv
Além do Santa Cruz, outros quatro times gaúchos vão a campo nesta primeira fase da Copa do Brasil. Nessa terça o Juventude foi o primeiro classificado, ao golear o Murici por 3 a 0, em Alagoas. Os gols foram marcados por Matheus Peixoto, Guilherme Castilho e Vitor Mendes. Na próxima fase, o Papo pega Atlético-BA ou Vila Nova, que se enfrentarão nesta quarta-feira, às 17 horas, em Alagoinhas.
Mais duas equipes da Serra terão compromissos nesta quarta. Os confrontos começam às 20 horas. O Esportivo, que perdeu de 2 a 0 para o Grêmio na última rodada do Gauchão, recebe o Remo na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, enquanto o Caxias encara o Fortaleza, no Centenário.
A exemplo do Galo, os dois times do Rio Grande do Sul precisam vencer para confirmar a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, na Arena da Amazônia, em Manaus, o Ypiranga faz o duelo com o Penarol.
LEIA MAIS: Santa Cruz divulga plano de sócios e novo fardamento
This website uses cookies.