Três andares recheados de arte, cores e educação, com cheirinho de aprendizado no ar, puderam ser encontrados por pais, alunos e visitantes do Colégio Dom Alberto na manhã deste sábado, 9, em Santa Cruz do Sul. Para o 7º Vernissage da instituição, alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao segundo do ensino médio colocaram a mão na massa, nas tintas e nos lápis de colorir e criaram arte, inspirados em Tarsila do Amaral (veja galeria abaixo).
Era com o entusiasmo de quem colore o desenho preferido, inclusive, que a pequena Jordana Morais Houbold de Oliveira, de 6 anos, puxava a mão da mãe, Lidiane Morais de Oliveira, e a guiava por entre os corredores cheios de arte. A enfermeira, com os olhos brilhando, observava a empolgação da filha, estudante do 1º ano do ensino fundamental, e seguia seus passinhos entre outros pais e alunos, igualmente ansiosos.
Para Lidiane, a grandeza da exposição foi uma bela surpresa. “Este incentivo e estímulo que a escola proporciona sobre a arte é incrível. A gente foi conhecer Tarsila do Amaral no ensino médio, e é muito bacana ver eles, tão pequenos, falando de arte”, disse. Ela conta, ainda, que Jordana adorou as atividades durante o ano. “Ela está muito faceira. Entusiasmada é a palavra”, disse a enfermeira, orgulhosa.
Publicidade
A escolha
Tarsila do Amaral foi a escolhida deste ano – uma novidade -, para ser estudada pelos alunos de todas as turmas do colégio e servir de inspiração para pinturas, textos, maquetes, poemas e esculturas. “A maior novidade para este e os próximos anos é que foi indicada uma só artista, Tarsila do Amaral, para que todos trabalhassem, se aprofundassem mesmo na vida e arte dela”, contou uma das professoras coordenadoras do projeto e alfabetizadora, Josiane Lucas, explicando que, até o ano passado, cada turma escolhia um artista diferente para a exposição.
Neste ano, a imersão foi ainda mais intensa: todos os alunos e professores, das mais diferentes disciplinas, trabalharam com a artista brasileira, nas mais variadas técnicas. “Cada obra é trabalhada de acordo com o que os alunos estão estudando. A obra se encaixa, não foi escolhida aleatoriamente, faz sentido com o que cada turma está aprendendo”, disse a também coordenadora do projeto e professora de artes, Cleusa Trinks.
Publicidade
Desde o início do ano, quando Tarsila foi eleita, iniciaram as atividades, que culminaram nos corredores cheios de cor neste sábado. Os projetos individuais foram elaborados em sala de aula, sob variados ângulos e perspectivas, sempre valorizando a individualidade de cada turma e visões sobre a arte.
A artista foi indicada, inclusive, por valorizar os elementos brasileiros na arte, movimento do qual foi pioneira. “Primeiramente, ela foi escolhida por ser mulher. Depois, por ter sido uma peça fundamental na construção da arte brasileira e na valorização da nossa arte. Como tinha posses, ela pôde fazer cursos e ter contato com arte em toda a Europa, mas, quando voltou para o Brasil, ela usou esta inspiração para criar arte brasileira, com as referências e elementos daqui. Até então, tudo era cópia, mas ela marca esta mudança radical, na valorização das nossas regiões”, explica Cleusa. “Ela deu valor para o que é nosso”, complementa a professora Josiane.
“É importante ressaltar que todos os projetos que desenvolvemos aqui na escola são projetos que têm sentido, que vão ter engajamento com as disciplinas, que são relevantes e fazem aprender”, disse a diretora do Colégio, Luciana Zimmer. “Afinal, nós queremos que os nossos alunos pensem e façam relações entre a arte e a vida deles”, ressalta Josiane. “E a arte faz isso, nos faz pensar e refletir”, complementa Cleusa.
Publicidade
Para quem não teve oportunidade de ir até o Colégio neste sábado, ainda é possível acompanhar a exposição durante a semana, quando as artes continuam montadas. Vale, inclusive, prestar atenção aos cartazes que mostram cada arte original, que serviu de inspiração aos alunos. Nas folhas, há um QR Code que traz detalhes sobre a obra. “Vamos nos atualizando conforme as necessidades”, finalizou Josiane.
Veja galeria de fotos:
LEIA MAIS: Dom Alberto investirá R$ 68 milhões em novo campus
Publicidade
This website uses cookies.