Os santa-cruzenses e os visitantes que circulam pela área central da cidade costumam ter a Galeria Farah, que se estende em uma espécie de “L” da Rua Marechal Floriano à Rua Júlio de Castilhos, como uma passagem quase natural, seja para conferir lojas, seja para acessar salas dos pavimentos superiores. Mas neste sábado, 14, haverá razão muito especial para admirar e prestigiar esse ambiente: a galeria completa seus exatos 30 anos de existência.
Idealizada pelo empresário Enio Farah, na segunda metade da década de 1980, foi inaugurada oficialmente no dia 14 de março de 1990. Desde então, firmou-se na paisagem comercial e social da cidade e no imaginário da população, como passagem rotineira.
Se por três décadas o estabelecimento tornou-se familiar ao público, nada mais natural que o aniversário seja marcado com ato festivo. David Pereira, 29 anos, subsíndico do Condomínio Conjunto Comercial Marechal Floriano, ou, popularmente, da Galeria Farah, informa que às 10 horas deste sábado haverá cerimônia junto ao espaço das lojas, no térreo, com a presença de seu Enio, além de momento musical, e até uma torta será servida aos presentes. Por sinal, seu Enio, natural de São Sepé e radicado em Santa Cruz desde 1943, comemorou seus 90 anos nessa sexta-feira, 13.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Revitalização do calçadão da Floriano deve estar concluída em oito meses
Pereira lembra que a Galeria Farah causou “sensação” na época de sua construção, tendo sido a primeira na cidade, em sintonia com outros espaços similares, referenciais, como as tradicionais galerias da área central de Porto Alegre. O prédio conta com subsolo, reservado para garagem; 20 lojas no térreo, outra garagem no 1º andar, esta acessada a partir da Rua Júlio de Castilhos; e 80 salas comerciais entre o segundo e o quinto andares, num total de sete pavimentos. O endereço oficial, já evidenciado no nome do condomínio, é Rua Marechal Floriano, 607, de maneira que essa é a entrada principal, a frontal à rua do centro.
Assim como a Galeria Farah fixou-se na memória local, alguns dos estabelecimentos igualmente estão situados nela desde o princípio. É o caso da Warja Joias, que acompanhou as três décadas da galeria; do Bancredi, há duas décadas nesse endereço; e da InfoCenter, também há vários anos nesse prédio. O síndico atual é Armiro Lincke. Conforme Pereira, diversas atividades serão organizadas ao longo do mês de aniversário, tanto para lojistas quanto aos clientes.
LEIA TAMBÉM: Pernambucanas confirma abertura de unidade em Santa Cruz neste semestre
Publicidade
This website uses cookies.