Categories: Centro-Serra

Gabriela Muniz, de Arroio do Tigre, é eleita Miss Brasil Pacific Teen 2021

De Sítio Novo, interior de Arroio do Tigre, para o México. Esse roteiro faz parte da preparação da jovem Gabriela Muniz, 19 anos, que embarca, em breve, para uma viagem internacional em busca do título de “Miss Pacific Universo”, na categoria Teen (de 14 a 19 anos). Tal aspiração se tornou possível após ela ter sido eleita “Miss Brasil Pacific Teen”, no concurso ocorrido entre os dias 7 e 10 de julho, em Porto Alegre, que reuniu garotas de diversos estados brasileiros. Gabriela representava o Rio Grande do Sul.

A jovem é natural do município do Centro Serra, onde cresceu vivenciando o universo rural na propriedade dos pais. Foi participando da Juventude Rural “Verdade e Paz”, de Sítio Novo, que, ainda na infância, passou a admirar as representantes da Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre (Ajurati) e desde então nutriu o sonho de estar entre elas.

Em 2018, Gabriela participou do concurso que elege as soberanas da Ajurati, ficando na oitava classificação. Isso não foi motivo para desistir. Pelo contrário, lhe serviu de aprendizado e impulso para tentar mais uma vez. “A partir dali comecei a analisar o que eu precisava melhorar”, destacou. Foi então que no ano seguinte, durante a 37ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre, conquistou o título de rainha da Ajurati. Esta foi o primeiro dos muitos títulos que hoje exibe com orgulho.

Publicidade

De 2019 para cá, Gabriela conta que participou ainda do concurso de soberanas do município de Arroio do Tigre e ingressou no mundo miss. “Fui convidada a representar Arroio do Tigre no concurso estadual do Miss Pacific, isso em novembro de 2020. Este ano, participei do concurso nacional. Além do título de “Miss Brasil Pacific Teen”, recebi um título extra, de “Miss Brasil Pacific Elegância Teen”, acrescentou.

Composto por uma série de etapas, como desfiles, fotos, entrevistas, prova de talento, prova de regionalidade, Gabriela ressalta que o concurso leva em conta características estéticas, como beleza e comportamento dos participantes. “São vários dias em que se é avaliado, desde o momento em que se entra no hotel, a forma como se trata as pessoas, a forma como se expressa, o teu ser em si é levado em conta”, enfatizou.

Entre as atividades do concurso, esteve ainda a prova de traje típico. O traje apresentado por Gabriela foi pensado e confeccionado por ela, levando as cores dos times Grêmio e Internacional, além de homenagear também a Banda Marcial dos Tigres, da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre. “Foi no ano passado, enquanto ajudava na colheita do fumo, que escutei no rádio falando sobre Grêmio e Inter. Daí veio a ideia de representar os dois times. Por que não falar do Gre-Nal? É algo bem marcante aqui no Rio Grande do Sul. Conforme foi passando o tempo, me veio a ideia de representar também a Banda dos Tigres, que foi uma banda que sempre quis participar, mas, infelizmente, por morar no interior não conseguia frequentar os ensaios, mas era algo que tinha muita vontade. Então consegui representar um pouquinho disso também”, destacou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Gaúcha fica em 2º lugar no Miss Universo

Para a jovem, a experiência foi enriquecedora e trará ainda mais aprendizados quando embarcar para o México. Durante a preparação, conta com os diretores Dionatan Graeff e Marcos Rafo, e o coordenador estadual Matheus Alves. “Foi uma experiência que agregou muito. Conhecer pessoas de diversos lugares, de cada parte do Brasil, pessoas incríveis, um ajudando o outro. Sobre eu receber o título, foi muito gratificante. Muitas vezes não acreditava em mim. Muitas pessoas acreditavam, mas eu mesma ficava duvidando do meu potencial. E quando eu recebi o título, aquilo nem parecia ser verdade. Demorou para cair a ficha, para eu perceber que tinha aumentado minha responsabilidade agora, tendo que representar o Brasil em um concurso internacional”, salientou.

A preparação para a próxima etapa do concurso se intensifica, incluindo o estudo do idioma espanhol. O concurso “Miss Pacific Universo” está previsto para ocorrer entre os dias 10 e 15 de novembro, no México, com representantes de diversos países.

Publicidade

LEIA OUTRAS MATÉRIAS DE CENTRO-SERRA

A jovem, que está no primeiro semestre do curso de Gestão de Turismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e mudou-se para a cidade universitária para facilitar os estudos, pretende exercer a futura profissão contribuindo com o município de origem.

Recordando sobre sua ligação com o campo, como jovem rural e representante das juventudes, disse se orgulhar das raízes. “Tenho muito orgulho de falar que eu vim do meio rural, porque grande parte dos meus aprendizados ganhei lá. Hoje, se estou onde cheguei, é graças a isso. E participando da Ajurati representei minha “Juventude Verdade e Paz”, que é bem pequena e se orgulhou muito de eu ter trazido o título de Rainha da Ajurati, pois foi o primeiro trazido para esta juventude. Onde eu for, mesmo não estando mais morando no meio rural, quero mostrar a garra deste povo, porque eu que trabalhei e sei o quanto é difícil, árduo este trabalho, mas é tão gratificante quanto qualquer outro”, revelou.

Publicidade

Independentemente se tiver erros ou houver perdas, a mensagem de Gabriela é para nunca desistir dos sonhos: “Se eu tivesse desistido na primeira vez, no primeiro concurso que participei e não venci, eu não teria chegado onde cheguei hoje. Saber olhar para os erros e aprender com eles. É o principal que quero deixar”.

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.