Primeira representante do Brasil a entrar em quadra no qualificatório do US Open, Gabriela Cé fez um primeiro set equilibrado, em que chegou a liderar com quebra de saque, mas não conseguiu avançar. Nesta quarta-feira, 26, a gaúcha, número 247 do mundo, parou na chinesa Zhaoxuan Yang, 159ª, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h41 de partida. A experiência em um Grand Slam foi inédita para Gabi. Nesta temporada, a canhota de 22 anos marcou as primeiras vitórias em torneios da WTA, no Rio de Janeiro e em Florianópolis – neste, foi até as quartas de final, em julho.
Yang, de 20 anos, disputa o quali de um Slam pela segunda vez, tendo alcançado a rodada final em Wimbledon. A chinesa terá pela frente na segunda rodada a austríaca Tamira Paszek, 160ª e ex-top 30, que derrotou a israelense Shahar Peer, 134ª, por 6/2 e 6/3. A gaúcha foi a primeira a enfrentar um break point e escapou ainda no segundo game. Na primeira oportunidade que teve, conseguiu liderar o placar por 3/2, mas perdeu a vantagem em seguida. Dois longos games depois do 3/3 acabaram definindo a parcial. Yang salvou um break point para fazer 4/3 e depois criou quatro chances de quebra até finalmente abrir 5/3.
No início do segundo set, Gabi acertou o primeiro serviço apenas quatro vezes em 10 pontos e sofreu a quebra. A chinesa chegou a vencer seis games seguidos até que a gaúcha se recuperasse e devolvesse a quebra em 2/2. Ainda com baixo aproveitamento de serviço, Gabi voltou a ser quebrada e viu a rival chegar a 4/2 antes de buscar nova reação. A gaúcha confirmou seu saque rapidamente e conseguiu o empate por 4/4 até que, mais uma vez, dois games longos e cheios de igualdades foram para a chinesa, definindo o confronto.
Publicidade