Santa Cruz do Sul

Gabinete de Gestão Integrada avalia ações do Pacto pela Paz e projeta investimentos para 2023

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou na manhã desta quarta-feira, 16, a penúltima reunião do ano. Na pauta, as ações do Programa Pacto Santa Cruz pela Paz, relacionadas à área da segurança pública. O encontro foi realizado no Salão Nobre do Palacinho e reuniu representantes dos órgãos de segurança pública e membros da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

A reunião foi aberta pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), que fez um apanhado do que foi executado nos últimos 90 dias. Ela mencionou a instalação do Laboratório Regional de Perícia em Drogas, a implantação do Cartório do Idoso, a inauguração do Craim, o repasse de uma nova ambulância para o Corpo de Bombeiros, o lançamento do serviço Família Acolhedora, o estabelecimento de parceria entre o Município e o Judiciário para que condenados por crimes leves prestem serviços à comunidade por meio de penas alternativas, e as Olimpíadas Craques da Bola.

LEIA TAMBÉM: Como vai ser desenvolvido o Pacto Santa Cruz pela Paz

Publicidade

Na sequência o secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari fez a apresentação dos indicadores de criminalidade no município, registrados no período de 2019 a 2022. A Prefeitura, através do Observatório Municipal, recebe mensalmente do Estado o relatório dos crimes registrados em Santa Cruz. Os números são analisados, tabulados e repassados aos órgãos de segurança locais para auxiliar no planejamento de ações.

Também o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, apresentou ao grupo a ideia de um aplicativo com botão de pânico para smatphone, a fim de ajudar mulheres vítimas de violência a pedir socorro diante da iminência de uma nova agressão. Atualmente, 413 mulheres estão inseridas na rede de proteção. O assunto será debatido com o Ministério Público, Poder Judiciário e Brigada Militar.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz inaugura Cartório do Idoso da Polícia Civil e laboratório para análise de drogas

Publicidade

Já a secretária de Saúde, Daniela Dumke, fez um relato positivo do Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil Municipal (Craim), inaugurado em setembro, durante as comemorações da Semana do Município, e que está atendendo dez crianças vítimas de abuso sexual. A diretora de Desenvolvimento Social da Sehase, Priscila Froemming, fez um apanhado dos primeiros dias de funcionamento do serviço Família Acolhedora que já conta com quatro famílias em processo de habilitação para receber uma criança ou adolescente em lar temporário. Em Santa Cruz, há 60 crianças e adolescentes vivendo em abrigos e casas de acolhimento.

De acordo com o secretário Everton, o poder público municipal segue firme no apoio aos órgãos de segurança, implementando ações de prevenção à violência em diversas áreas. “Estamos implantando o que foi planejado desde o ano passado em conjunto com diversos parceiros, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP, MP e Poder Judiciário”.

LEIA TAMBÉM: Conheça o FabLab, um dos projetos que estão na cédula da Consulta Popular

Publicidade

Para 2023, o foco serão investimentos em tecnologia para equipar e qualificar o sistema prisional. “O crime organizado se articula dentro dos presídios e, portanto, precisamos olhar para a segurança dessas casas. Vamos buscar parcerias para tentar viabilizar a aquisição de bloqueadores de celular e scanner corporal”, disse.

O GGIM funciona como um fórum deliberativo e executivo, vinculado ao gabinete da prefeita Helena Hermany, para a implementação de ações e políticas públicas de prevenção à violência e combate à criminalidade. Integram o grupo, órgãos de segurança pública, Poder Judiciário, MP, Conselho Tutelar e grupos de apoio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.