Polícia

Fuzil AR-15 de membro da facção Os Manos é apreendido durante megaoperação da Draco

Na considerada a maior operação do ano realizada pela Polícia Civil na região, um sítio, utilizado pela facção Os Manos como ponto de armazenamento de drogas, armas e munições, foi completamente desmantelado, na manhã desta sexta-feira, 21. O trabalho foi fruto de uma investigação traçada ao longo dos últimos meses pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul.

Em tonéis enterrados dentro de uma área de mata, em Linha São Cristóvão, Rincão del Rey, no município de Rio Pardo, havia 30 quilos de maconha, 6,5 quilos de cocaína escama de peixe – considerada a versão mais pura da droga – e apetrechos para embalar as drogas. Também, um fuzil AR-15, considerada uma das armas de guerra mais potentes já criadas, foi apreendida no local.

LEIA TAMBÉM: Colisão entre moto e carreta deixa homem ferido na RSC-287

Publicidade

A arma totalmente automática é capaz de disparar rajadas e é utilizada pelas Forças Armadas americanas há décadas. A comercialização e o uso estão proibidos para civis. O AR-15 atinge longas distâncias e provoca ferimentos devastadores em tecidos e órgãos internos. As balas viajam a uma velocidade três vezes mais rápida que a de armas curtas.

Foto: Bruno Pedry

Conforme o delegado regional Luciano Menezes, o fuzil apreendido pertence a um integrante de renome dentro da facção Os Manos, que é a organização criminosa voltada ao narcotráfico e homicídios que domina o comércio de entorpecentes no Vale do Rio Pardo. “Foram quase quatro horas de procura intensa. Desenterramos quatro tonéis com grandes quantidades de drogas e munições. Também, principalmente, conseguimos retirar das ruas uma arma que procurávamos há bastante tempo que é um fuzil AR-15, com três carregadores, além de 233 cartuchos .556 para essa arma”, comentou Menezes.

LEIA TAMBÉM: Três homens morrem e quatro são presos durante confronto com a BM

Publicidade

“Essa foi mais uma vitória para a polícia e para os homens de bem. Tiramos uma quantidade imensa de drogas das ruas, mas o maior êxito é conseguirmos localizar essa que é uma arma de guerra, e que estava nas mãos dos criminosos da facção. Nosso trabalho segue”, complementou o responsável pela Delegacia de Polícia Regional. Um homem, de 32 anos, foi preso durante a megaoperação. O nome não foi revelado pelas autoridades policiais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.