Categories: Regional

Futuros engenheiros vão à competição em Abu Dhabi

Estudantes de Engenharia Elétrica e ex-alunos do Senai de Santa Cruz do Sul, Guilherme Luis Rabuske, de 18 anos, e Theodoro Flores Cardoso, 19, representarão o Brasil na modalidade de Robótica Móvel do World-Skills, competição profissional que ocorrerá em outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, Emirados Árabes. A dupla conquistou a primeira medalha de ouro do Estado nessa categoria, durante a seletiva nacional realizada na semana passada em Vila Velha, Espírito Santo.

Guilherme e Theodoro foram escolhidos por meio de uma seletiva interna, em abril de 2015, para levar o nome da escola à disputa estadual, que ocorreria em outubro do ano passado. O torneio do Rio Grande do Sul, entretanto, foi cancelado e os competidores acabaram seguindo direto para o campeonato brasileiro. Embora designados para o desafio com antecedência, somente em março deste ano tiveram conhecimento do que seria colocado à prova e puderam iniciar uma preparação específica.

Segundo Theodoro, os competidores tiveram a base dos robôs idênticas, mas precisaram desenvolver a programação e o controle do equipamento. Foram três dias de provas, com três módulos diferentes e nove equipes em jogo. Os santa-cruzenses levaram apenas o robô e, em cada etapa, tiveram oito horas para programar a máquina e concluir a prova.

Publicidade

O certame consistiu em planejar a locomoção, identificar a temperatura de um ambiente industrial simulado e acionar um botão para ajustar a medida, sem a utilização de controle remoto. “Quando colocados na pista, os robôs precisaram fazer tudo e não pudemos interferir em nada, inclusive, no caminho a ser seguido”, contou Theodoro.

O grau de dificuldade progrediu a cada nível alcançado, até que, no último, o robô precisou identificar o clima e escolher uma entre três opções – abaixo, na faixa e acima de 45 graus – em dois pontos de leitura e duas estações.

Publicidade

Melhor resultado da escola

Guilherme é aluno de Engenharia Elétrica da Univates e Theodoro, da Unisc. Os dois se formaram no curso de Eletricista de Manutenção, com ênfase em automação, no Senai, em dezembro do ano passado. Conforme o gerente de operações da escola, Daniel Niehus Machado, a dupla é a primeira representante da instituição em um concurso mundial, além de ser a primeira do Estado na categoria Robótica Móvel.

“É o resultado mais expressivo da escola. Antes só conquistamos a etapa nacional”, comemorou. No fim da tarde de ontem, eles receberam uma homenagem no Senai. Segundo Machado, por enquanto, a prova mundial é desconhecida. O treinamento deve se iniciar assim que o desafio for revelado.

Publicidade

Estado conquista quatro medalhas de ouro

Além da categoria Robótica Móvel, outras três modalidades trouxeram medalha de ouro ao Rio Grande do Sul: Mecatrônica, Joalheria e Tecnologia em Mídia Impressa. Conforme o Senai, o saldo final ainda conta com quatro pratas (Design Gráfico, Pintura Automotiva, Tecnologia Automotiva e Eletricidade Industrial) e um bronze (Instalações Hidráulicas e de Aquecimento).

Essa foi a primeira vez que competidores do Brasil foram escolhidos em seletivas realizadas em várias cidades. Antes, os brasileiros eram selecionados por meio da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai. A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. A disputa é realizada a cada dois anos em países diferentes e, em 2017, ocorrerá em Abu Dhabi. O torneio é promovido pela WorldSkills International  e reúne competidores com até 21 anos, de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.