O lateral-direito Leonardo Gomes, que não atua há praticamente três anos, tem vínculo se encerrando no final de 2022 e a permanência será definida pela futura direção do Grêmio. Dificilmente o jogador entrará em campo nos últimos jogos desta temporada pela Série B. O atleta de 26 anos, que passou por duas cirurgias no joelho direito nos últimos anos pelo rompimento dos ligamentos em setembro de 2019, na eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, recentemente apresentou lesão muscular na coxa esquerda. A recuperação avançou, mas há cuidados preventivos pelo histórico.
De acordo com o relato da comissão técnica, ele está apto para atuar, mas faz trabalhos complementares para força, coordenação e ritmo. Mesmo com a ausência de outros atletas para o setor, já que Edilson era baixa por lesão e Rodrigo Ferreira ainda não se afirmou em função das oscilações, a escalação de Léo Gomes não foi cogitada.
LEIA MAIS: Jhonata Robert deve voltar somente em outubro ao Grêmio
Publicidade
Há o entendimento de que o retorno deverá ser gradual. Em 2021, foi utilizado no time de transição. Nos profissionais, por outro lado, não há perspectiva de aproveitamento. Por isso, a atual direção não acionou o estafe para tratar sobre eventual renovação. A legislação brasileira impõe a necessidade de que o acordo seja estendido até a plena recuperação em caso de lesão. Logo, o tema é tratado com cautela no CT Luiz Carvalho. No próximo mês, Leonardo completará três anos sem vestir a camisa do Tricolor.
Pedro Lucas reconquista espaço
Após um período no time de transição, Pedro Lucas ganhou mais oportunidades na equipe principal do Grêmio. O meia de 20 anos passou a ser relacionado para os últimos compromissos, e virou alternativa para o setor de criação. O jovem, que sequer tinha sido utilizado por Roger Machado nesta temporada, foi observado na equipe de transição diante do Brasil de Pelotas, pelo Brasileirão de Aspirantes, em 3 de julho. Pelos desfalques entre os profissionais, ele foi reintegrado ao elenco e passou a ser convocado para as partidas.
Contra Bahia, Náutico, Tombense, Brusque e Ponte Preta, Pedro Lucas ingressou nas etapas complementares. Nos cinco enfrentamentos, somou 86 minutos. A nota média aplicada pelo Sofascore para o jogador é de 6,58, neste período. A ideia é que ele siga como opção de armação. Na última semana, contra a Chapecoense, pelas circunstâncias — já que Bitello foi suspenso e Ferreira lesionou-se —, o meia não participou do empate. Pedro Lucas passou a ter concorrência. Além dos reforços contratados, a vaga cobiçada entre os titulares é do colombiano Campaz.
Publicidade
Rodrigues recebe sondagens
O zagueiro Rodrigues pode ser o próximo a deixar o Grêmio. Os contatos de clubes da Série A e de Portugal se intensificaram nas últimas semanas com sondagens, e o defensor analisa a possibilidade de avançar para uma saída. Um clube de São Paulo da elite brasileira procurou o jogador recentemente. Além disso, clubes de Portugal procuraram o Tricolor pelo empréstimo do zagueiro. Mas o clube gaúcho tem interesse apenas em uma negociação em definitivo e já está ciente dos contatos.
Foram cinco clubes da Série A e três de Portugal que procuraram informações sobre o defensor. Nenhuma proposta feita, mas sondagens para entender o que pretende o jogador nos próximos anos. Atualmente, Rodrigues é o reserva imediato de Pedro Geromel e Bruno Alves. Mas quando o argentino Walter Kannemann retornar, esse cenário mudará. É um dos pontos que pesam para uma possível saída. Desde 2019 no grupo principal, atuou 18 vezes nesta temporada e chegou a ser escalado como lateral-direito. No ano passado, o Midtjylland fez uma proposta e esteve muito próximo de levar o defensor para a Dinamarca, mas o Grêmio freou o negócio.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade