Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Virada do ano

Futebol europeu: Saiba como estão os principais campeonatos nacionais

A chegada de 2016 simboliza, no futebol europeu, a metade da temporada nas principais competições nacionais do continente. Diferente do calendário do futebol brasileiro, que inicia no final de janeiro e vai até dezembro, na Europa os torneios se estendem até os meses de maio e junho, quando os clubes entram em férias.

Em alguns países, por conta do rigoroso inverno, os campeonatos fazem uma pausa. Um exemplo é na Alemanha, onde a Bundesliga parou no último final de semana antes do Natal e retorna na penúltima semana deste mês. Na Inglaterra, porém, o calendário não tem espaço para interrupções, e as principais equipes entraram em campo pelo menos duas vezes entre o Natal e a virada de ano.

Aproveitando o momento, o Portal Gaz fez um balanço de como estão os seis principais campeonatos nacionais da Europa no ano novo, com destaque para a soberania de Bayern de Munique e Paris Saint-Germain em seus países e no equilíbrio das ligas inglesas e italiana.
 

Publicidade

Alemanha (Bundesliga)

Com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Borussia Dortmund, o Bayern de Munique caminha para conquistar o seu 26º título alemão, sendo o quarto consecutivo, algo inédito na história do clube. A equipe bávara soma 46 pontos e venceu 15 dos 17 jogos disputados até agora. Foi derrotado apenas pelo Borussia Mönchengladbach, quarto colocado. O surpreendente Herha Berlim, que emplacou três vitórias consecutivas antes da paralisação, fecha a zona de classificação para a Uefa Champions League.
 


Lewandowski é um dos grandes nomes do Bayern na atual temporada
Foto: Reprodução

Publicidade

Atual vice-campeão, o Wolfsburg, que pela primeira vez disputará o mata-mata da Champions, não repete a boa campanha a nível nacional, ocupando apenas a sétima posição, e não vence há quatro partidas. Na parte de baixo da tabela, o destaque negativo fica por conta do Werder Bremen, segunda equipe que mais vezes disputou a Bundesliga. Com apenas 15 pontos, o time ocupa a 16ª posição, e caso a competição encerrasse hoje, disputaria o playoff do rebaixamento, com o terceiro colocado da 2ª Bundesliga.

Próxima rodada: dias 22, 23 e 24 de janeiro
 

Espanha (La Liga)

Publicidade

Foram cinco taças em 2015, incluindo o Campeonato Espanhol, a Champions League e o Mundial de Clubes. Soberano na temporada, o Barcelona é candidatíssimo a repetir o desempenho em 2016. E a equipe catalã, mesmo com um jogo a menos, terminou o ano na liderança do campeonato, com 38 pontos, superando o Atlético de Madrid no saldo de gols (25 a 16). O time de Diego Simeone, aliás, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas oito gols sofridos, e sonha em repetir o feito de 2014, quando levantou a taça nacional. 

Já o Real Madrid, do questionado técnico Rafa Benítez e de Cristiano Ronaldo, vem em terceiro, com 36 pontos. Dono do melhor ataque do torneio (45 gols), o time da capital ainda busca o melhor futebol para arrancar e quebrar o jejum de quatro anos sem conquistar o torneio.

A briga pela quarta vaga da Champions promete ser boa. O Villarreal é o quarto, com 33 pontos, dois a mais do que o Celta de Vigo. Logo atrás, com 27, aparecem La Coruña e Athletic Bilbao, enquanto o Sevilla soma 26. Já o Valencia é a decepção da temporada, ocupando apenas a décima posição, com 22 pontos.

Publicidade

Próxima rodada: neste sábado, 2, e domingo, 3
 

França (Ligue 1)

Em 19 jogos, 16 vitórias e três empates. Única equipe invicta entre as principais ligas europeias. Esse é o Paris Saint-Germain, cada vez mais perto do tetracampeonato francês. A vantagem sobre o segundo colocado, Monaco, é imensa. “Só” 19 pontos separam as duas equipes (51 a 32). Liderado pela estrela sueca Zlatan Ibrahimovic, o PSG não deve ter dificuldades para se sagrar campeão nacional mais uma vez, mas o principal objetivo de jogadores, diretoria e torcida é outro: a conquista inédita da Champions League.
 

Publicidade


Avassalador, o PSG de Ibrahimovic está invicto no Francês
Foto: AFP

Se a disputa pelo título não promete emoções, ao menos a luta pelas vagas nas competições europeias devem ser acirradas. A terceira e quarta posição são ocupadas pelos surpreendentes Angers e Caen, seguidos de perto por Nice, Saint-Éttiene e Rennes. Enquanto isso, os tradicionais Lyon, Olympique de Marseille e Bordeaux fazem campanhas bastante irregulares, no meio da tabela, e parecem não ter forças para reagir na competição. 

Próxima rodada: dias 9 e 10 de janeiro
 

Inglaterra (Premier League)

O final de 2015 foi eletrizante na Inglaterra. A competição mais rica do futebol europeu vive uma de suas mais surpreendentes temporadas. Quem esperava que o Leicester City brigasse na parte de cima da tabela? Nem os mais fanáticos torcedores apostavam nisso. O time, comandado pelo experiente italiano Cláudio Ranieri, foi líder isolado em diversas rodadas e fechou o ano atrás do Arsenal apenas nos critérios de desempate. As duas equipes somam 39 pontos, e estão três a frente do milionário Manchester City, e quatro do Tottenham, quarto colocado.

Os dois maiores campeões do país, Manchester United e Liverpool, dividem a sexta posição, com 30 pontos, e estão atrás de outra surpresa, o Crystal Palace. West Ham, Watford e Stoke City fecham a lista dos dez primeiros na maluca temporada inglesa.

Tão espantosa quanto isso é a campanha do Chelsea, atual campeão. Com apenas 20 pontos, ocupa a modesta 14ª posição e está a apenas três do Newcastle United, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. E o que falar do tradicionalíssimo Aston Villa? Apenas oito pontos em 19 partidas e a lanterna “isolada”. O time de Birmingham está a cada dia mais perto do descenso.

Próxima rodada: neste sábado, 2, e domingo, 3
 

Itália (Série A Calcio)

Depois de um péssimo início, a Juventus parece ter se reencontrado na temporada. Atual tetracampeã italiana, a Vecchia Signora está na quarta posição, com 33 pontos, três a menos do que a líder Internazionale. O equilíbrio, aliás, foi uma das marcas da primeira metade da temporada italiana. Além da Inter, outras três equipes chegaram a sentir o gostinho da liderança: Napoli, Fiorentina e Roma. Não é a toa que estes estão na segunda, terceira e quinta colocação, respectivamente. A diferença entre Inter e Roma é de apenas quatro pontos.
 


Mais reforçada, a Inter lidera o Italiano, enquanto o Milan é o sexto
Foto: GazzettaWorld

O gigante Milan, que vem de duas temporadas pífias, melhorou um pouco em relação aos anos anteriores, mas insuficiente para brigar pelo título. A sexta posição, com 28 pontos, parece ser o melhor que o Rossonero consegue alcançar. A Lazio, que foi terceira colocada em 2015, não repete o desempenho e está apenas na décima colocação. Os tradicionais Torino, Udinese e Sampdoria estão no meio da tabela, enquanto o Genoa está no limite, em 17º, uma posição acima da zona de rebaixamento, que conta com os novatos Frosinone (18º), Carpi (19º), além do Hellas Verona, lanterna com apenas oito pontos e nenhuma vitória.

Próxima rodada: dia 6 de janeiro
 

Portugal (Primeira Liga)

Os três grandes nas três primeiras posições. Isso já é de praxe no Campeonato Português. Mas o que surpreende é o desempenho do mais modesto do trio, o Sporting. A equipe de Lisboa liderou boa parte da competição até agora e só perdeu a liderança na última rodada antes do Natal, ao ser derrotado pelo União da Madeira. Quem virou o ano na liderança foi o Porto, que tem 36 pontos, um a mais do que o rival. Um pouco abaixo, com 31, aparece o Benfica, atual bicampeão nacional, ainda no páreo em busca do tri.

A competição volta neste final de semana, e com um jogo que promete: Sporting x Porto, no José Alvalade. Uma vitória faz os donos da casa retomarem a ponta, enquanto os visitantes podem manter a liderança com um empate. A igualdade é o placar mais desejado pelo Benfica, que visita o Vitória de Guimarães. O “melhor do resto” é o Braga, quarto colocado, com 25 pontos. O Belenenses, terceiro time de Lisboa, é apenas o 12º.

Próxima rodada: sábado, 2, e domingo, 3

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.