Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

transtorno

Furtos de fios elétricos causam prejuízo em Vera Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Cabos de internet e parte externa do ar-condicionado do Cras foram levados entre quinta e sexta-feira: atendimento prejudicado

Um delito já bastante conhecido pela população, que por vezes pode parecer simples, mas gera um grande incômodo para quem é vítima. As ocorrências de furtos de fios elétricos ou de internet têm, novamente, afetado o funcionamento de empresas e órgãos públicos em Vera Cruz. No ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), foram sete ocorrências do tipo registradas no município. O que chama a atenção é que, somente em dezembro, houve cinco casos. Já os mais recentes aconteceram na semana passada.

Entre quinta e a sexta-feira, foi a vez de um órgão público voltado ao atendimento da comunidade ser alvo dos ladrões: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Boa Vista. Na ocasião, foram levados fios de internet e a parte externa de um ar-condicionado. Segundo a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, Gabriela Ferreira, aproximadamente 300 metros de fios têm que ser recolocados.

LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam dos furtos de fios no Higienópolis

Um boletim de ocorrência foi registrado, mas o fato já prejudica o trabalho do órgão. “A internet ainda não foi restabelecida. Nem as impressoras funcionam, não podemos imprimir um documento. E nas quartas-feiras é feito o cadastro único para programas sociais, no qual está vinculada uma série de benefícios. Nesta quarta não será possível fazer esse atendimento porque não temos acesso à internet, pois é um sistema online”, lamenta.

Publicidade

Também em Vera Cruz, a Versátil Móveis, fábrica de móveis sob medida situada no Bairro Arco Íris, foi alvo de criminosos que, em três momentos diferentes, cometeram os furtos. As duas primeiras vezes foram em dezembro. Já o último furto ocorreu em 25 de janeiro. “Primeiro, foram tubulações dos aparelhos de ar condicionado. Na segunda vez, toda a fiação e eletrodutos das placas solares. E na terceira quebraram telhas e forros, levaram a tubulação do ar-condicionado e tentaram levar a máquina do mesmo”, comenta Miguel Pilz Franco, um dos proprietários da empresa.

O prejuízo estimado é de R$ 7 mil. “Sem contar o transtorno da nossa empresa e das empresas que nos auxiliam”, completa. Ainda de acordo com Franco, o estrago foi percebido porque um ar-condicionado não estava funcionando. “No caso do furto das placas solares, percebemos na conta de luz, que ficou bastante elevada. Entramos em contato com a empresa que fez a instalação e pedimos uma conferência de todo o sistema. Na última vez, abrimos o estabelecimento e vimos o teto quebrado e tudo sujo”, acrescenta o empresário.

LEIA TAMBÉM: Funcionários furtam 65 quilos de cobre em empresa

Publicidade

Ladrões entraram em fábrica pelo teto

Penas brandas

O comandante da Brigada Militar de Vera Cruz, tenente Carlos Savian, comenta que a corporação tem feito um retrabalho no combate aos ladrões. “A Brigada Militar está otimizando as ações para tentar coibir, mas como já é de conhecimento de todos, os criminosos são identificados, são presos em flagrante e não permanecem no presídio”, lamenta Savian.

O delegado de Polícia de Vera Cruz, Paulo César Schirrmann, salienta que, geralmente, são os mesmos indivíduos que cometem esses furtos. “São moradores de rua ou usuários de drogas. Os dois últimos que identificamos vieram de Santa Cruz. Normalmente fazem esse tipo de ação que é mais fácil, porque os aparelhos ficam na rua, e acabam vendendo os materiais”, explica. As penas para furto simples ou qualificado não são altas, o que dificulta a permanência dessas pessoas no sistema prisional. “E às vezes não se consegue fazer a prova. Em casos como esse, quando não se consegue prender em flagrante, é mais complicado ainda”, diz Schirrmann.

LEIA TAMBÉM: Ladrões furtam fiação elétrica e deixam estacionamento às escuras

Publicidade

Índices

Confira os meses em que furtos de cabos foram registrados em Vera Cruz no ano passado:

  • Junho – 1
  • Julho – 1
  • Dezembro – 5

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.