Categories: Cultura e Lazer

Fundador do grupo O Rappa, Marcelo Yuka está internado em estado grave

Um dos fundadores do grupo O Rappa, Marcelo Yuka está internado em estado grave no CTI do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, 4, Marcelo Lobatto, músico e amigo pessoal de Yuka, chegou a divulgar em uma rede social que o músico havia morrido.

Em agosto do ano passado, Yuka, 53 anos, sofreu um AVC e luta diante do quadro clínico complicado. O artista fundou O Rappa em 1993 com o vocalista Falcão e o guitarrista Xandão. O carioca, nascido no Rio de Janeiro, se tornou um símbolo da luta a favor do desarmamento após ter sido baleado em um assalto e ter ficado paraplégico, cerca de dezessete anos atrás.

Em junho do ano passado, o músico esteve no programa Conversa com Bial e falou sobre a paixão pela pintura que o estava ajudado a lidar com as dores. “Muito focado no trabalho. Depois dos tiros, eu meio que fugi para isso, por isso que é tanta produção. Em um ano, eu pintei 300 quadros”, disse. “Mesmo quando não tinha visibilidade, eu estava produzindo”, completou.

Publicidade

 

Autor de hits

Yuka é criador de hits como “Pescador de ilusões”, “O que sobrou do céu” e “Minha alma (A paz que eu não quero)”. Dois anos após ser baleado, em 2002, ele oficializou sua saída da banda e criou outra, a F.UR.T.O.

Publicidade

Em 2017, lançou o primeiro albúm solo, “Canções para depois do ódio”, no qual manteve os discurso sempre politizado. O posicionamento político o levou a se filiar ao PSOL, em 2010, e a ser convidado pelo hoje deputado federal Marcelo Freixo para ser candidato a vice-prefeito nas eleições de 2012 no Rio.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.