Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gazeta 75 anos

Fundação Gazeta: incentivo ao bem-estar social

Foto: Rodrigo Assmann

Diversão & Alegria oferece atividades gratuitas e oficinas organizadas por profissionais da Gazeta Grupo de Comunicações

O compromisso de produzir e distribuir informação e entretenimento com qualidade às comunidades do Vale do Rio Pardo e da região Centro-Serra pautam a atuação da Gazeta Grupo de Comunicações desde os primórdios, quando o seu carro-chefe, o jornal Gazeta do Sul, surgiu como o primeiro veículo da empresa.

O caminho percorrido ao longo desses 75 anos não deixa dúvidas: atender às demandas do público está no DNA da instituição e de seus funcionários. Da criação do jornal, a partir de uma mobilização comunitária, até a expansão e a regionalização da cobertura, todas as mudanças e adaptações são embasadas nos anseios de quem lê e ouve a Gazeta, e consolidam a credibilidade como o maior patrimônio do grupo.

Enquanto meio de comunicação, mais do que levar a notícia à população, atuar em favor da comunidade em áreas essenciais para o crescimento e o desenvolvimento dos municípios da região também é importante missão a ser cumprida. Com esse propósito, em 25 de agosto de 1990 nasceu a Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, que, ao lado dos dois jornais, das cinco emissoras de rádio, do Portal Gaz e da Editora Gazeta, compõe um dos maiores complexos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Além de homenagear o fundador da empresa, a Fundação carrega consigo o espírito empreendedor e de participação ativa na vida da sociedade local e regional, que caracterizava bem o perfil de Francisco José Frantz e até hoje inspira a essência do trabalho realizado pelo grupo. Desenvolver iniciativas de caráter comunitário é a premissa da Fundação, por meio da qual a Gazeta Grupo de Comunicações executa ações nas áreas de cultura, educação, social, artística e de formação profissional. O elo com o município e a região é reforçado por meio das parcerias firmadas com entidades públicas e privadas, principalmente as ligadas ao Terceiro Setor, que culminam na realização de eventos em prol da comunidade.

LEIA MAIS:
Sobrinha de Francisco Frantz, Moina lembra a primeira edição da Gazeta do Sul

A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul
Para os leitores, pelos leitores e com os leitores

Responsável pela gestão executiva da Gazeta, Jones Alei da Silva destaca o papel de fundamental importância desempenhado pela Fundação na promoção e na manutenção das atividades culturais, educacionais, técnico-científicas, filantrópicas, sociais e de assistência. “A execução de projetos dessa magnitude implica na captação de recursos junto a entidades governamentais ou não, o que se torna possível através da Fundação. A instituição é um instrumento para a viabilização e o desenvolvimento desses projetos, que são entregues em forma de benefícios para o povo santa-cruzense e de toda a região”, ressalta.

Publicidade

A atuação comunitária ganhou ainda mais força há 20 anos: dez anos após a sua criação, a Fundação Gazeta foi declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 3.587, de 16 de junho de 2000. Ao longo do tempo, a organização construiu uma extensa lista de ações e prestou serviços relevantes para a população. “A Fundação possibilitou uma atuação mais social e aproximou a Gazeta, enquanto grupo, da comunidade para a qual destina seus produtos de comunicação”, avalia.

LEIA MAIS: Conheça um pouco da história de fundação de um dos maiores jornais do Rio Grande do Sul

Projeto Palco do Saber envolve mais de 20 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas municipais e estaduais

Compromisso com esporte e solidariedade
Do leque de iniciativas conduzidas pela Fundação e por seus parceiros, Jones Alei da Silva recorda de algumas que fizeram e ainda fazem história: no âmbito esportivo, o projeto Eu Jogo Junto oportuniza o acesso a escolinhas de futebol para crianças e adolescentes do meio rural da região. Atualmente, são mais de cem alunos atendidos nos núcleos de Linha Santa Cruz e Pinheiral das escolas Affonso Rabuske e Sagrada Família. Fazem parte dos objetivos do programa promover a inclusão social, prevenir o trabalho infantil e a evasão escolar.

Publicidade

Também destinado ao público infantil, o evento Diversão & Alegria oferece atividades gratuitas para toda a família na Praça da Bandeira. As oficinas são organizadas e ministradas por profissionais da Gazeta, e a programação, de caráter solidário, conta também com o recolhimento de donativos, que são destinados a entidades assistenciais. Com o envolvimento de funcionários de diversos setores da Gazeta Grupo de Comunicações, a iniciativa é patrocinada pelo Município de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Portal Gaz: um novo jeito de comunicar

Fundação também presente no meio radiofônico
Uma das ações mais recentes levou o nome da instituição para as ondas do rádio: a 99,7 FM foi inaugurada em 2017, tornando-se a primeira emissora da Fundação Gazeta, e a mais nova do grupo.

Publicidade

Com uma programação conceitual, que inclui notícias culturais, a rádio oferece uma programação musical criteriosa, com espaço garantido para grandes clássicos e produção musical contemporânea, sendo assim um forte instrumento de promoção ao bem-estar social.

LEIA MAIS: ‘Estamos devidamente preparados para o futuro’, diz diretor presidente do Grupo Gazeta

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.