Os trabalhadores dos Correios decidiram nessa segunda-feira, 12, encerrar a greve da categoria em todo o Estado. As agências do Rio Grande do Sul voltaram a funcionar às 23h59 dessa segunda, conforme decisão tomada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do RS (Sintect-RS).
Os funcionários decidiram terminar a paralisação após a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de que os empregados os Correios e dependentes deverão pagar mensalidade para manter os planos de saúde. Até então, os empregados e seus familiares que usavam o plano pagavam apenas um percentual por consulta ou exame, de acordo com uma tabela remuneratória do plano.
Como a decisão do TST é definitiva, a categoria deve aguardar a publicação do acórdão do julgamento para analisar o texto e decidir o que fazer. As demais reivindicações, como a contratação de novos funcionários via concurso público e o fim dos planos de demissão, devem seguir em pauta. No Rio Grande do Sul, 60% dos trabalhadores haviam aderido à greve nessa segunda-feira.
Publicidade