Categories: Regional

Funcionários do hospital protestam após 82 dias de atraso nos salários

Funcionários da Irmandade Senhor dos Passos que atuam no Hospital Regional de Rio Pardo estão há exatos 82 dias sem salário. Na manhã desta sexta-feira, 21, eles fizeram mais uma manifestação, na frente da Casa de Saúde. O grupo reivindica os pagamentos atrasados.

Nessa quinta-feira, 20, um encontro na Câmara de Vereadores reuniu o Legislativo; o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que é o interventor do Hospital Regional; Conselho Municipal de Saúde; e funcionários da Irmandade. Foi decidido encaminhar um manifesto ao Judiciário para que seja feito um contrato retroativo. O objetivo é que os funcionários que trabalharam possam receber os meses de junho, julho e agosto.

LEIA MAIS: Funcionários do Hospital Regional não recebem há quase 60 dias

Publicidade

O impasse ocorre pois a Irmandade Senhor dos Passos não tinha contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Rio Pardo, fato admitido pelo presidente do Sindisaúde de Santa Cruz do Sul e Região, José Carlos Haas. Anteriormente, antes da Operação Camilo, que investiga desvios na saúde que afetam o hospital, o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (Gamp) e a Associação Brasileira de Assistência Social, Saúde e Inclusão (Abrassi) repassavam valores à Irmandade para o pagamento dos salários, mas não havia formalidade.

O presidente da Irmandade, Nicolau Tadeu da Rosa, diz que a responsabilidade é da prefeitura. “Encaminhamos um ofício ao município pedindo para que seja feito o pagamento em até 72 horas. Agora esperamos uma resposta.”

LEIA MAIS: Funcionários do Hospital Regional cobram respostas sobre atraso nos salários

Publicidade

Em contrapartida, o procurador do município, Hamilton Silveira, diz que Rio Pardo não vai fazer o pagamento, porque é ilegal. “O município só pode pagar quem presta serviço ou integra quadro próprio do município, e a Irmandade não se enquadra. Na época foi feito um contrato mal montado
e acabou criando esse impasse hoje, que estourou nos funcionários.”

Ele afirma que o IAHCS não se nega a fazer o pagamento, mas precisa ter certeza de que isso será legal e não vai gerar problemas para eles no futuro.

LEIA MAIS: Com salários atrasados, profissionais do Hospital Regional fazem manifestação

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.