Em preparação para a 16ª Rústica e 5ª Meia Maratona, que ocorrem no próximo domingo, seis colaboradores da Excelsior Alimentos realizaram, desde julho, um acompanhamento com profissionais da Nutrição e da Educação Física. A primeira parte consistiu em uma avaliação corporal no Laboratório de Atividade Física e Saúde (Lafisa) do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O atendimento foi prestado pela coordenadora do curso, Miriam Beatriz Reckziegel, junto do professor Marcelo Henrique Glänzel, da bolsista Queli da Rosa e da funcionária Caroline Lazzari. A bateria de testes clínicos e funcionais teve duração de uma hora para cada pessoa. Segundo Miriam, os resultados das avaliações e orientações de treinamento foram repassados aos colaboradores.
LEIA MAIS: Colaboradores da Excelsior recebem acompanhamento físico
Publicidade
Alguns, inclusive, aceitaram frequentar a Clínica do Movimento Humano da Unisc. A coordenadora acredita que os participantes têm condições para finalizar as provas com sucesso, considerando suas capacidades e limitações pessoais. “O importante é a conclusão da prova, com sensação de dever cumprido e metas alcançadas”, afirma.
Além das atividades físicas, os colaboradores foram submetidos a uma entrevista para traçar um acompanhamento nutricional. A professora Fabiana Assmann Poll, do curso de Nutrição, atuou no processo juntamente com as alunas Taís Brutcher, Ana Dutra e Nathália Lubers. Segundo Fabiana, a consulta inicial consistiu em entrevista e avaliação nutricional.
LEIA MAIS: Atletas precisam estar atentos ao trajeto da Rústica e Meia Maratona
Publicidade
A partir disso, foi montado um plano alimentar de acordo com os hábitos, estado de saúde, avaliação corporal e rotina de treinos. No segundo e terceiro atendimentos, houve avaliação dos resultados e ajustes nos planos alimentares, conforme a necessidade de cada um. As acadêmicas foram responsáveis por realizar os atendimentos nutricionais individuais, com supervisão de Fabiana.
Os esportistas participaram de três consultas no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, em julho, agosto e setembro. Segundo Fabiana, os que conseguiram aderir às orientações nutricionais – aliadas ao treinamento – relataram melhora na disposição e rendimento. “Consideramos que as metas foram atingidas por aqueles que efetivamente se comprometeram com a rotina nutricional proposta e os treinos.”
LEIA MAIS: Rústica Estadual e Meia Maratona contam com muitos parceiros na organização
Publicidade
A primeira a ser avaliada, Eloize Moraes Telles, disse que ter um acompanhamento foi bom e, ao mesmo tempo, desafiador. Ela realizou corridas três vezes por semana e ajustou o cardápio de sua alimentação para ter mais energia e resistência nos treinos. “Isso me motiva a marcar um bom tempo na corrida. Estou preparada para fazer o meu melhor”, afirma.
Vagner da Silva Severo conta que começou a correr para ganhar resistência e, aos poucos, foi pegando gosto pelo esporte. Segundo ele, a Excelsior Alimentos está proporcionando uma experiência única. “Eu sempre tive dores depois ou até mesmo durante os treinos, mas depois das orientações da Ana Dutra, melhorei muito.”
LEIA MAIS: Grupos de corrida fazem a diferença na 16ª Rústica Estadual e 5ª Meia Maratona
Publicidade
Após receber o plano alimentar, Letícia Helena Pick buscou manter uma alimentação natural. Quanto à prática de exercícios, ela já corria anteriormente e, após se inscrever para a Rústica, buscou intensificar os treinos. “Tem sido uma experiência muito boa, pois só tenho benefícios na saúde e bem-estar.”
Letícia acrescenta que aguarda ansiosamente pelo domingo. “Fico lisonjeada pelo convite. Acredito que iniciativas como essa incentivam as pessoas para a prática esportiva e o cuidado com a alimentação”, reitera.
A colaboradora Cláudia Juliana Hillesheim conta que a corrida já faz parte de sua vida há algum tempo. O acompanhamento a ajudou a fazer exercícios de mobilidade, que antes não executava, e ter uma base nutricional adequada para a prática dos exercícios. “Esse projeto fez com que eu focasse ainda mais no objetivo, que é conciliar a correria diária com uma vida mais ativa e saudável”, explica. A partir do projeto, ela sente-se mais confiante para concluir o percurso.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: 15ª Rústica e 4ª Meia Maratona: confira a lista com o tempo de cada atleta
Para Greice Raquel Mercio Grehs, a experiência está sendo diferente, pois ela não tinha o hábito de correr. “Não conseguia alcançar nem um quilômetro, mas com muito esforço e dedicação consegui atingir a meta de 5 quilômetros e até 10”, comenta. Ela ressalta que não está sendo fácil, mas se sente preparada para encarar o desafio, que representa uma novidade em sua vida.
A 16ª Rústica e 5ª Meia Maratona têm o patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, Excelsior Alimentos, Unisc e Radson, com apoio da Germani Alimentos e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. A promoção é da Rádio Gazeta FM 107,9, divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações e realização da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.