Categories: Regional

Funcionamento de rede hídrica depende apenas de adesão dos moradores

“Desejo e sonho realizado”. Com estas palavras que o aposentado Romeu Walter Gerlach, 64 anos, define as obras de instalação da rede hídrica de Linha Andrade Neves, no interior de Santa Cruz do Sul. Depois de muitos anos enfrentando o drama da falta de água e secas cada vez mais constantes, pelo menos 53 famílias passarão a ser beneficiadas pela rede de 7,8 quilômetros e um investimento de R$ 488 mil.

Na manhã dessa quinta-feira, 18, a prefeita Helena Hermany esteve na localidade, acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, e do subprefeito de Boa Vista, Adair Goettems, para vistoriar as estruturas construídas e também entregar as informações sobre os próximos passos aos moradores.

“É uma alegria ver esta rede hídrica na terra do saudoso Arno Frantz, alguém que sempre nos inspirou. Uma das prioridades do nosso governo é levar água para todas as comunidades do interior. Precisamos dar condições para os jovens, homens e mulheres que trabalham e impulsionam nossa economia”, disse Helena.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Prefeitura realiza operação tapa-buracos em Santa Cruz do Sul

Conforme o secretário Jaques Eisenberger, a rede hídrica já está pronta para uso, com o poço e as estruturas de captação, comando e reservatório concluídas. As famílias agora necessitam pagar uma taxa de participação no valor de R$ 1,9 mil, que pode ser parcelado em 12 vezes, e realizar a ligação com suas residências. “É muito gratificante poder atender esta comunidade com algo tão essencial como a água. Ao mesmo tempo, seguimos empenhados em ampliar as redes do nosso interior”.


Segundo o subprefeito de Boa Vista, Adair Goettems, os moradores da localidade reivindicavam a obra, iniciada em março de 2020, há pelo menos 15 anos. “Só damos valor para a água quando ela falta. Acompanhei o drama e o esforço destas famílias carregando água por meio de carroças e sofrendo com a estiagem. Chegou o momento tão especial”.

Publicidade

Além da saúde, a água tratada irá beneficiar a pesca no local e os moradores que trabalham com fornecimento de leite. O poço tem vazão de 10 mil litros por hora, e o reservatório terá capacidade para 35 mil litros de água. Todas as estruturas funcionarão de forma automatizada.

LEIA TAMBÉM: Vereador faz críticas duras à atuação da Corsan em Santa Cruz

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.