Apesar de parecerem inofensivos, os incensos podem ser causadores de problemas sérios de saúde. É o que sugere um estudo inédito realizado pela Universidade de Tecnologia do Sul da China publicada no periódico Environmental Chemistry Letters. A fumaça do produto foi considerada tão tóxica quanto a do cigarro. Em breve, é possível que as embalagens de incenso sejam comercializadas com advertências do Ministério da Saúde.
Já era de conhecimento geral que o processo de queima do incenso libera partículas no ar que podem ser inaladas e provocar reações inflamatórias nos pulmões. Porém, os pesquisadores foram além nesta pesquisa e mostraram resultados ainda mais surpreendentes. Os testes foram feitos com as duas fumaças em amostras de bactéria Salmonella e em células de ovário de hamsters chineses.
A fumaça que vinha dos incensos foi mais tóxica em aspectos relacionados à genética – suas propriedades químicas podem causar mutações no DNA – e às células. Todas as toxinas presentes no produto também estão relacionadas ao desenvolvimento de câncer.
Publicidade
As amostras de incenso testadas eram feitas à base de sândalo e agar e possuíam, no total, 64 compostos. A maioria provoca apenas irritações ou são levemente danosos. Entretanto, ingredientes contidos em duas das amostras eram bastante tóxicos.
This website uses cookies.