A Emater/RS-Ascar realiza quinta-feira, em Rio Pardo, um dia de campo sobre fruticultura. O evento, que ocorrerá no Parque da Expoagro Afubra, visa capacitar técnicos e agricultores no manejo fitossanitário de pragas e doenças, podas de formação e produção e manejo da adubação das culturas frutíferas. A proposta é que, assim, essas culturas possam contribuir para a soberania alimentar e também como fonte geradora de renda às propriedades familiares, conforme a supervisora regional da Emater, Marines Bock.
Na cultura do morango, o evento também pretende mostrar as instalações necessárias para a condução da fruta em substratos. As atividades do dia de campo, que começarão às 10 horas, serão divididas em seis estações. Cada uma abordará um tema: produção de morangos fora de solo; cultivares de citros e manejo de pragas e doenças; condução de nogueira; manejo da cultura da banana; manejo de inverno da videira, mais quintal orgânico de frutas e manejo da cultura do pessegueiro.
Marines Bock observa que a região é deficiente na produção da maioria das frutas. “Há alguma produção, mas pouco voltada para o mercado, com exceção do morango”, ressalta. O dia de campo deverá ter a participação de 120 pessoas, entre produtores e técnicos. Haverá almoço no local, ao preço de R$ 15,00 por pessoa. A realização do evento também tem participação da Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e apoio das Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e de Vale do Sol (Efasol).
Publicidade