Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SABORES

Alimentação saudável: saiba como comprar, armazenar e consumir as frutas da estação

Foto: Rodrigo Assmann

O verão, estação das temperaturas mais elevadas do ano, é também a época de maior oferta de frutas em feiras e supermercados. Além de ser uma opção saudável, elas auxiliam na hidratação e se tornam uma escolha refrescante para diferentes refeições nos dias de calor intenso. Em Santa Cruz do Sul, entre as variedades mais encontradas estão melancia, pêssego, uva, melão, abacaxi e mamão. 

A nutricionista da Clínica Médica Saint Gallen e especialista em nutrição oncológica, Carina Kappaun, explica que além das baixas calorias, as frutas são fonte de fibras e água, o que ajuda na hidratação e garante o bom funcionamento do organismo. Ela ressalta que os consumidores devem optar pelas frutas da estação, porque têm valor mais acessível e maior qualidade. O consumo ideal, de acordo com Carina, é de três a cinco porções de frutas ao dia. Elas podem ser acrescentadas em todas as refeições, cortadas ou em sucos naturais.

LEIA TAMBÉM: Grupo de moradores recupera o Balneário Porto Ferreira para o verão

Publicidade

“Por serem fontes de fibras, elas auxiliam na saciedade ao longo do dia. Mas ao serem liquidificadas e coadas, perdem uma boa quantidade de fibras”, explica. Frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, manga e melão, podem ser consumidas como sobremesa no almoço ou jantar, auxiliando na melhora da absorção do ferro.

Outra função importante é ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol, uma vez que são parte dos alimentos fotoprotetores. Segundo a nutricionista, o consumo de frutas evita o excesso de radicais livres, que são nocivos para a saúde – provocam envelhecimento precoce e aumentam os riscos de câncer de pele.

Cuidados ao comprar, armazenar e consumir

Carina lembra que, ao comprar frutas, é necessário atentar a alguns detalhes. É preciso observar se elas não têm partes apodrecidas ou ressecadas e se a embalagem está intacta e sem sinais de mofo (fungos). As frutas podem ser consumidas com casca, desde que bem higienizadas. 

Publicidade

Elas devem ser lavadas em água corrente, ficar de molho em uma solução de hipoclorito de sódio de cinco a dez minutos e, depois, serem enxaguadas e armazenadas adequadamente. Camila reforça a facilidade de deixar as frutas higienizadas, descascadas e picadas, visando facilitar a rotina de alimentação. “Assim, quando estiver com fome, haverá um lanche nutritivo e saudável para o consumo.” 

LEIA TAMBÉM: Balneários de rios se preparam para o veraneio

Beatris conta que as melancias amarelas são um grande sucesso de sua banca. Quem prova acaba voltando e comprando mais

As feiras rurais de Santa Cruz registram grande movimento de pessoas que vão em busca de frutas frescas e de boa qualidade. Beatris Schuck, de 44 anos, é uma das feirantes da Feira Central. Entre outros produtos, vende melancias tradicionais e também amarelas. Essas últimas são um grande sucesso da banca.

Publicidade

Há pessoas que levam, meio desconfiadas, mas depois voltam dizendo que amaram e compram mais”, relata. A feirante conta que tem feito boas vendas das frutas vindas de Passo da Areia, no interior de Rio Pardo, e espera maior movimento nos próximos dias.

Bernardete elogia a qualidade das frutas desta estação, vindas de Flores da Cunha

Também na Feira Central, o casal Bernardete Goetze, 47, e Norberto Goetze, 50 anos, vende uma diversidade de frutas da época, como abacaxi, pêssego, ameixa, laranja e uva. Bernardete conta que os produtos são oriundos de Flores da Cunha.

LEIA TAMBÉM: Ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961

Publicidade

“Pegamos de alguns parentes que são produtores. Elas estão muito boas este ano. O clima ajudou”, comenta. Sobre a preferência dos santa-cruzenses, ela diz que há uma predileção por pêssegos e uvas, não esquecendo também da melancia.

Frutas da época e suas propriedades

Abacaxi: rico em vitamina C, polifenóis, fibras, carotenoides (compostos que ajudam o sistema imune) e fitoesteróis, que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Na parte interna (talo), encontramos a bromelina, que tem potente ação anti-inflamatória.

Ameixa: rica em fibras, flavonoides (compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes), caroteinoides e vitaminas do complexo B, além de potássio e ferro. Auxilia na função intestinal.

Publicidade

Cereja: propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como flavonoides e vitamina C, luteína, zeaxantina, vitamina A e betacarotenos.

Manga: ótima aliada da imunidade, pois é rica em vitamina A e C. Possui glutamina, um aminoácido que tem função regeneradora.

Melancia: super-hidratante e baixa em calorias. Rica em licopeno e vitaminas C, B6, D e A, que auxiliam no sistema imune.

Melão: rico em vitaminas C e A, auxilia na saúde intestinal e mantém o corpo hidratado.

Nectarina: rica em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C. Fonte de fibras e potássio.

Pêssego: alto teor de fibras e água, ajuda a regular a saciedade e manter a hidratação. Possui compostos com betacaroteno e vitamina C.

Uva: rica em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas. Além disso, contém vitaminas C e K. O resveratrol, outro nutriente presente nas uvas, têm sido amplamente estudado por seus potenciais benefícios à saúde, devido a suas propriedades anti-inflamatórias e por ajudar a proteger o coração. Fonte: Carina Kappaun, nutricionista

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.