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ECONOMIA

Frio influencia consumo e traz ânimo para os lojistas

Foto: Alencar da Rosa

Em busca de reestruturação, lojistas projetam crescimento e observam como a pandemia mudou o comportamento do consumidor

Com a chegada da época mais fria do ano, todos buscam um modo de se aquecer, seja em casa ou no trabalho. E o inverno muda também o consumo da população. No comércio local é percebido o aumento no volume de vendas de artigos relacionados ao frio. Os itens mais pesados, como casacos, colchões e edredons – e tudo que possa ajudar a manter o corpo aquecido –, ganham preferência na hora da compra.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, existe expectativa do comércio para aumento nas vendas relacionadas ao inverno em 2021. Segundo ele, a tendência é normal nesta época do ano. “No inverno é natural que alguns segmentos tenham crescimento nas vendas. Ainda não há um índice específico de quanto teremos de aumento no comércio, mas após o inverno vamos verificar esse crescimento – e a perspectiva é positiva.”

A CDL divulgou, no início da tarde desta sexta-feira, 30, os resultados de um levantamento feito entre os associados ao longo do mês de julho, com objetivo de apurar a sensação destes acerca do momento do comércio. Na pesquisa, 47,5% dos empresários entrevistados confirmaram que ocorre um movimento positivo, de retomada nas vendas. Para 80% o pior da crise já passou.

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A entidade também perguntou aos associados a respeito das dificuldades que eles têm enfrentado. O principal relato foi de poucas vendas (45%). Para 32,5% a menor circulação de pessoas pela cidade prejudica os negócios, enquanto 22,5% sofrem com falta de produtos.

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Conforto e qualidade são as preferências durante o inverno

Com os termômetros se aproximando de zero grau, o consumidor fica mais em casa e começa a valorizar mais o aconchego e o conforto de seu lar, avalia o administrativo da Bom Sono Colchões em Santa Cruz do Sul, Ricardo Kist. A loja, que atua desde 1992 no município, tem recebido um bom número de clientes com o incremento do frio.

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Nas épocas geladas, o consumidor tem preferido investir nos itens com mais qualidade, que garantem o bem-estar e ajudam a manter o corpo aquecido. “Como nosso ramo é mais focado no inverno, quando pegamos uma semana de frio o pessoal começa a vir atrás de edredons, lençóis térmicos e roupões. Também procuram muito os plushes, que são os apeluciados – um edredom com uma gramatura maior de microfibras por dentro”, detalha.

Os negócios na estação mais fria do ano também vivenciam a mudança no perfil do consumidor com a pandemia, que obrigou as pessoas a comprarem de casa. Segundo Kist, a loja já sente os efeitos positivos de uma retomada de consumo. Ele constata que, apesar do aumento na circulação de pessoas, o modo de comprar do consumidor mudou. O comércio online tem elevado o faturamento das lojas que antes realizavam apenas a venda direto das prateleiras. Para dar conta do aumento nas vendas, Kist reforçou seu estoque de inverno. Ele comenta que, apesar da retomada da movimentação, ainda existe déficit no fornecimento de materiais em virtude da pandemia.

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