O frio das últimas semanas ajudou a impulsionar as vendas de produtos relacionados ao inverno. Um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que, na média, a elevação na comercialização ficou 27,8% maior em lojas da cidade. Entre os associados da entidade, a principal procura foi por roupas e agasalhos, seguida de aquecedores e equipamentos para produção de calor e itens de autocuidado no frio.
Segundo o levantamento com associados do Sindilojas – realizado nos dias 12 a 17 de julho –, 64% dos entrevistados responderam que as ondas de frio contribuíram de forma significativa para o aumento das vendas. Conforme a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele Arruda, a maioria dos lojistas atribuiu ao clima, tanto frio quanto chuvoso, a justificativa para a maior demanda entre os consumidores.
LEIA TAMBÉM: Frio impulsiona a venda de aquecedores e agasalhos em Santa Cruz
Publicidade
“São produtos relacionados com o vestuário especialmente, peças de roupas mais pesadas e por isso mais quentes, assim como agasalhos e acessórios para elevar a temperatura. Notou-se também um aumento por sistemas de aquecimento, como aquecedores, calefatores e chuveiros mais quentes”, revela.
Gicele explica que o clima úmido e frio favoreceu a busca por produtos de autocuidado, como hidratantes e óleos corporais para manutenção do conforto da pele e nos dias mais frios.
“Em alguns estabelecimentos, a elevação foi de 50% no período. Isso mostra que de fato o frio neste início de inverno movimentou o consumo de determinadas áreas do comércio. Foram apontados também a venda de produtos para limpeza e combate ao mofo, causado pela umidade, assim como doces, pães e bebidas quentes, em estabelecimentos do ramo de alimentação.”
LEIA TAMBÉM: Sol deve seguir no final de semana; confira a previsão do tempo
Publicidade
Entre os itens mais vendidos, peças de vestuário e acessórios lideram em volume de vendas – 36%. Na sequência, os aquecedores e sistemas de aquecimento registraram um crescimento de 12%, seguidos dos itens de autocuidado e cuidados com a pele – 8%.
“Esta grande variedade de produtos mostra, também, o quanto o nosso comércio é variado e quanto o clima acaba, de certa forma, influenciando a procura por produtos pelos consumidores locais”, observa a executiva da entidade.
Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o resultado da pesquisa reflete o comportamento típico do consumidor, quando as estações – nesse caso o inverno – são bem definidas e ocorrem no tempo certo.
Publicidade
“Neste ano vivenciamos um cenário diferente dos últimos. Tivemos dias de temperaturas muito baixas, que se aproximaram do tradicional inverno da nossa região. Essa condição aliada à oferta sazonal de mercadorias contribuiu de maneira positiva para o resultado”, destaca.
Spode revela que o desempenho registrado em parte dos estabelecimentos traz boas expectativas ao varejo, que ensaia uma reação após as catástrofes climáticas de maio. “Sem dúvida, é um resultado que anima o setor e permite a essas empresas a renovação dos estoques, assim como investimento em mais mercadorias. Quando o clima favorece, o consumidor procura pelos produtos da estação e ajuda a alavancar as vendas”, reforça.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.