Santa Cruz do Sul

Frio impulsiona as vendas no comércio de Santa Cruz

O frio das últimas semanas ajudou a impulsionar as vendas de produtos relacionados ao inverno. Um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que, na média, a elevação na comercialização ficou 27,8% maior em lojas da cidade. Entre os associados da entidade, a principal procura foi por roupas e agasalhos, seguida de aquecedores e equipamentos para produção de calor e itens de autocuidado no frio.

Segundo o levantamento com associados do Sindilojas – realizado nos dias 12 a 17 de julho –, 64% dos entrevistados responderam que as ondas de frio contribuíram de forma significativa para o aumento das vendas. Conforme a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele Arruda, a maioria dos lojistas atribuiu ao clima, tanto frio quanto chuvoso, a justificativa para a maior demanda entre os consumidores.

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“São produtos relacionados com o vestuário especialmente, peças de roupas mais pesadas e por isso mais quentes, assim como agasalhos e acessórios para elevar a temperatura. Notou-se também um aumento por sistemas de aquecimento, como aquecedores, calefatores e chuveiros mais quentes”, revela.
Gicele explica que o clima úmido e frio favoreceu a busca por produtos de autocuidado, como hidratantes e óleos corporais para manutenção do conforto da pele e nos dias mais frios.

“Em alguns estabelecimentos, a elevação foi de 50% no período. Isso mostra que de fato o frio neste início de inverno movimentou o consumo de determinadas áreas do comércio. Foram apontados também a venda de produtos para limpeza e combate ao mofo, causado pela umidade, assim como doces, pães e bebidas quentes, em estabelecimentos do ramo de alimentação.”

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Entre os itens mais vendidos, peças de vestuário e acessórios lideram em volume de vendas – 36%. Na sequência, os aquecedores e sistemas de aquecimento registraram um crescimento de 12%, seguidos dos itens de autocuidado e cuidados com a pele – 8%.

“Esta grande variedade de produtos mostra, também, o quanto o nosso comércio é variado e quanto o clima acaba, de certa forma, influenciando a procura por produtos pelos consumidores locais”, observa a executiva da entidade.

Resultado anima o setor

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o resultado da pesquisa reflete o comportamento típico do consumidor, quando as estações – nesse caso o inverno – são bem definidas e ocorrem no tempo certo.

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“Neste ano vivenciamos um cenário diferente dos últimos. Tivemos dias de temperaturas muito baixas, que se aproximaram do tradicional inverno da nossa região. Essa condição aliada à oferta sazonal de mercadorias contribuiu de maneira positiva para o resultado”, destaca.

Spode revela que o desempenho registrado em parte dos estabelecimentos traz boas expectativas ao varejo, que ensaia uma reação após as catástrofes climáticas de maio. “Sem dúvida, é um resultado que anima o setor e permite a essas empresas a renovação dos estoques, assim como investimento em mais mercadorias. Quando o clima favorece, o consumidor procura pelos produtos da estação e ajuda a alavancar as vendas”, reforça.

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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