ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Frio exige atenção com a população nas ruas; veja o que é feito em Santa Cruz

Ronda de Abordagem Social convida moradores de rua a permanecer no albergue

Com a chegada do frio e as temperaturas que rondam o zero grau nas últimas madrugadas, a secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul passou a adotar medidas adicionais para atender a população de rua. Além do Albergue Municipal, que passou a funcionar 24 horas por dia, as equipes realizam a assim nomeada abordagem social, com deslocamentos mediante chamado durante o dia e uma ronda em pontos conhecidos no início da noite, para identificar possíveis desabrigados.

LEIA TAMBÉM: Albergue Municipal de Santa Cruz terá atendimento 24 horas

Publicidade

“É importante as pessoas saberem que nós não podemos obrigar ninguém a sair de onde está”, afirmou a titular da pasta, Roberta Pereira, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Segundo ela, é feito um trabalho de conversa e convencimento por parte dos profissionais para tentar levar os moradores de rua ao Albergue, onde, além de dormir, eles podem tomar banho quente e receber até três refeições por dia. “Essa pessoa, no entanto, precisa estar de acordo em acompanhar a equipe e cumprir as regras do local.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Homem em situação de rua morre vítima de hipotermia

Segundo Roberta, não são aceitos indivíduos alcoolizados e/ou sob efeito de substâncias ilícitas. Eles passam por revista pessoal e precisam tomar banho e realizar a devida higiene pessoal quando chegam, com itens que também são fornecidos pela Prefeitura. “Essa já era a nossa rotina diária, que agora está sendo intensificada em função da chegada do frio.” O albergue dispõe de alojamentos para homens e mulheres com camas e cobertores, além de ar condicionado e demais infraestruturas.

Publicidade

Todos os abordados passam ainda por uma entrevista, cujo objetivo é verificar a sua situação atual, se possuem casa, família, trabalho, local de origem e outras informações pertinentes. Um caso comum, segundo a secretária, é o de pessoas que vieram de outros municípios e não possuem dinheiro para retornar. Quando isso acontece, eles recebem a passagem. “O Albergue tem um caráter transitório, embora alguns moradores acabem permanecendo por um tempo maior”, ressaltou.

Publicidade

LEIA MAIS: Albergue de Santa Cruz tem média de 20 pernoites; saiba como funciona

De acordo com as estimativas da pasta, a ocupação média diária é de 30 pessoas, com um pequeno aumento durante os dias de frio mais intenso. “Tem aqueles que a gente vê em alguma praça ou outro local público que são usuários de álcool e drogas e não querem ir para o Albergue, preferem ficar nessa situação”, comenta. Estes, acrescentou Roberta, recebem roupas quentes, cobertores e alimentação.

Agasalhos para a época de frio

Publicidade

Encerrada oficialmente no início deste mês, a Campanha do Agasalho arrecadou peças de roupas e calçados que começarão a ser distribuídas nos próximos dias. Conforme Roberta Pereira, a primeira ação será realizada nesta quarta-feira, 14, em Monte Alverne, com diversas outras previstas para os próximos meses nos bairros e no interior de Santa Cruz.

Publicidade

Colaborou Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta