O inverno iniciou, oficialmente, nesta quarta-feira, 21, às 11h58. Mas, antes disso, vários dias já registraram frio intenso no Rio Grande do Sul. A lenha é um dos produtos com aumento de procura nos períodos de temperaturas mais baixas. No entanto, desta vez, o mercado de madeira para fogo demorou um pouco mais para aquecer do que nos últimos anos.
Conforme Vitor Heck, um dos proprietários da Lenhas Heck, de Santa Cruz do Sul, neste ano o frio demorou para chegar, fazendo com que as vendas ficassem mais aquecidas somente a partir do dia 12 de junho. “Começou um pouco atrasado para a gente, comparado ao ano retrasado, quando teve início em maio. Em maio e junho do ano passado choveu bastante, não deu trégua, e neste ano está mais lento e tem o período de chuva também”, avalia.
LEIA TAMBÉM: Frio, chuva e temporais devem marcar o inverno; veja a previsão
Publicidade
Nesta época, o trabalho não tem pausa para a família Heck, o que é bastante positivo, segundo Vitor, e as lenhas são entregues em toda a cidade de Santa Cruz do Sul. “Dá para tirar de cinco a seis metros cúbicos por dia. Tem dias que são três ou quatro. Se deixar acumular, são entregues dez a 15 metros cúbicos por dia”, explica.
O empresário diz que a lenha de eucalipto é a mais procurada pelos clientes. “A lenha de mato, se ela estiver um pouco úmida, vai dar fumaça, se estiver um pouco murcha também. Mas varia muito de fogão, de calefator, de lareira, depende muito do início do fogo”, observa Vitor. Atualmente, o preço do saco (tamanho de saca de milho) está em R$ 25,00.
LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem primeiras mínimas negativas no dia mais gelado do ano
Publicidade
Atenção a algumas dicas
- A lenha que alimenta o fogo deve ser sempre seca, pois a molhada produz muita fumaça e não acende corretamente.
- Se possível, é recomendado armazenar as toras em um lugar coberto e ventilado.
- Para acender as lareiras a lenha, evite usar acendedores líquidos, como álcool, pois a evaporação pode causar acendimentos perigosos.
- Você pode utilizar graveto na base do fogo e álcool gel como iniciadores de fogo.
- Utilize madeiras que foram secas pelo período adequado. A lenha seca é mais importante do que o tipo da madeira.
- Mantenha a lareira fechada quando não estiver usando. Isso evitará que o ar interno, que já está quente, suba pela chaminé. O mesmo acontece com a churrasqueira; por isso, é importante colocar uma tampa nela.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade