A previsão do tempo anuncia que a semana será fria em Santa Cruz do Sul, com mínimas de cinco graus e máximas que não ultrapassam os 18. A sensação térmica, porém, representa um frio bem mais intenso do que o registrado nos termômetros. Experiência que eleva as expectativas dos lojistas que atuam no segmento de vestuário e vendas de produtos de cama, mesa e banho.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz, diz que, com a chegada do inverno no dia 21 de junho, é percebido o aquecimento de alguns setores da economia, em especial o de roupas, cobertores, calçados e também eletrodomésticos. “A procura pelos artigos já começou nas lojas e sempre se espera um aumento substancial. A expectativa dos lojistas é melhorar em torno de 10% em relação ao ano anterior – lembrando que, no ano passado, tivemos um inverno não tão intenso e ele acabou sendo impactado pela fase inicial da pandemia.”
Um fator que aumenta a expectativa de vendas, conforme Bartz, é a liberação da segunda parcela do 13º salário para os aposentados. “São recursos importantes que circulam no nosso município e vão incrementar ainda mais o ânimo da nossa economia”, salienta.
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Sindilojas prevê resultados melhores neste ano
Espera-se que as vendas sejam melhores que as de 2020, já que no ano passado, com a chegada da pandemia e ainda sem sinal de vacinação, o comércio sofreu uma retração que prejudicou em muito o lucro. Porém, com um inverno que em previsões de ser intenso e com maior duração, 2021 pode superar até mesmo 2019. É o que prospecta o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, também com base em pesquisas realizadas com os consumidores.
“Nos 15 dias que antecederam o Dia dos Namorados, já houve muita procura justamente nos segmentos de vestuário, calçados, cama, mesa e banho. E isso continua depois da data. Neste ano, o frio veio mais cedo e, pelas previsões, vai e estender até agosto e setembro. Em relação ao ano passado, acredita-se que vá dar uma venda maior, e não está descartado até de conseguir um resultado positivo em cima de 2019”, observa Spode.
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Além disso, a pesquisa do Sindilojas apontou que o consumidor está dando preferência a itens de maior necessidade. “O pessoal está otimista, por fatores como o período maior de frio e a vacinação. A intenção do consumidor é priorizar o necessário, preferindo o conforto, nessa parte está mais restritivo. Mas, em contrapartida, tem mais consumidores interessados. Mesmo num valor mais baixo, no total vai dar um resultado positivo, com mais pessoas comprando menos.”
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Ótimas expectativas nas lojas de Santa Cruz
Depois de um 2020 difícil, a gerente da Loja Routes, Mônica Pfaffenseller, espera que este inverno venha para superar as expectativas. “A liberação de mais atividades e a volta às aulas ajudaram bastante a retornar com o movimento. A vacinação também, porque temos clientes da terceira idade e agora eles estão se sentindo mais seguros para sair”, comenta. Segundo a gerente, peças como blusas térmicas, casacos corta-vento e roupas no tecido fleece, que ajudam a espantar o frio, são os mais pedidos nesta época.
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A loja Authentic Rosa Pink, que fica no Shopping Santa Cruz, tem diversas opções para os dias mais gelados. Casacos de lã batida e casacos Ted têm saído muito. Conforme as vendedoras Fabiana Teresinha Schuck e Denise Aline Rusch, com a volta às aulas e com a vacinação, é possível notar grande diferença. “O cinema voltou também, então deu um up para as vendas”, comenta Fabiana. Além disso, elas ressaltam que a expectativa é de superar as vendas de 2019.
Também situada no Shopping, a loja Gravatinha Kids é voltada ao público infantil. A proprietária Priscila Moraes abriu seu negócio em outubro, durante a pandemia. “Muitas pessoas que estavam em casa voltaram a trabalhar, e depois que começaram as aulas já ficou melhor. O que mais vende são roupas para menina, casaco, legging. Semana passada, por exemplo, por incrível que pareça, eu vendi bastante saia, porque as mães compram para a menina usar com meia-calça.”
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Tendência de olhar para dentro do lar
Na Bom Sono Colchões, o ponto alto das vendas é o inverno. “Para nós, o frio é fundamental”, afirma o proprietário Paulo Kist. As vendas na loja, no entanto, foram boas também no ano passado, mesmo com a pandemia. Isso porque o isolamento social fez com que muitas pessoas procurassem itens para utilizar dentro de suas casas. Assim, na opinião de Kist, a tendência em olhar mais para dentro do lar deve ter continuidade. “O isolamento fez as pessoas olharem para dentro de casa. Edredons, lençóis, travesseiros, roupões, pijamas de plush e tapetes são artigos bem ligados ao inverno, para deixar a casa mais aconchegante. As pessoas se deram conta de que ter uma boa noite de sono, de descanso e com conforto, vale a pena.”
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