O meia pretendido pelo Grêmio para 2023 é o argentino Franco Cristaldo, de 26 anos, do Huracán. Ele foi o fenômeno do futebol argentino da última temporada no país. Um jogador de refino técnico, que leva perigo ao gol adversário, e com qualidade e inteligência para organizar o setor ofensivo. Além de assistências, foram 10 na última temporada, Cristaldo também revelou a capacidade de ser um goleador. O camisa 10 foi o vice-artilheiro do campeonato, com 14 gols em 27 jogos.
Franco Cristaldo quase veio para o Brasil em 2022, mas a negociação entre Santos e Huracán caiu após estar alinhada. O clube paulista aceitou pagar US$ 3,5 milhões, cerca de R$ 18 milhões, pelo jogador. Mas uma série de exigências feitas pela direção do clube argentino inviabilizou o acerto. Primeiro, a proposta de pagamento parcelado travou o negócio. Mesmo com a concordância em receber o valor em duas parcelas, as garantias bancárias apresentadas pelo Santos não convenceram o Huracán. O negócio foi desfeito, e o meia seguiu no time argentino.
LEIA MAIS: Caio Ribeiro afirma que Mano Menezes vai substituir Tite na Seleção Brasileira
Publicidade
Apesar do sucesso no último ano, Cristaldo demorou a se afirmar no mercado argentino. O jogador é um caso de despertar tardio no futebol. Revelado nas categorias de base do Boca Juniors, estreou como profissional em 2014. Fez parte do grupo na temporada seguinte, mas não conseguiu se convencer como uma das opções prioritárias da equipe. Ficou 18 meses na Espanha, entre passagens pelo Elche e Rayo Vallecano, na disputa da segunda divisão.
Ao retornar à Argentina, rodou por Defensa y Justicia, San Martin e Central Córdoba. Como ocorreu em sua experiência na Europa, teve pouca sequência de jogos e dificuldades de afirmação no time titular. A ida para o Huracán mudou a trajetória da carreira. Além de mais oportunidades em campo, uma mudança tática também o tornou um dos destaques do futebol argentino. Passou a atuar mais centralizado, e menos como um jogador de lado de campo. O passo seguinte ocorreu com o técnico Diego Dabove, que passou a escalar o jogar como “enganche”. Como meia central, próximo do centroavante e quase sem tarefas defensivas, o estilo de jogo de Cristaldo desabrochou de vez.
LEIA MAIS: Após a posse, Alberto Guerra irá ao Rio de Janeiro para conversar com Renato Portaluppi
Publicidade
Além de Cristaldo, que ainda tem 50% dos direitos econômicos vinculados ao Boca Juniors, o Grêmio também mandou oferta de compra ao Nacional-URU pelo volante Felipe Carballo, de 26 anos. A expectativa é de que até o final desta semana as negociações evoluam.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.