A época mais animada e colorida do ano, finalmente chegou no Brasil. Depois de dois anos de restrições e proibições por causa da pandemia da Covid-19, o carnaval 2023 está aí com a consolidação da mudança das preferências do brasileiro pelo carnaval de rua, não só nas grandes cidades, como também nas menores, como Santa Cruz do Sul, conhecida pelos “bailinhos”.
Mas nem todos os brasileiros contam as horas para começar as folias do Carnaval. Uma pesquisa apurou que a maioria – 67% – vai aproveitar o feriado para descansar, enquanto apenas 25% vão pular o Carnaval. Dependendo do interesse pessoal ou familiar, serão dias de festas, viagens, desfiles, alegrias, acampamentos, retiros, cursos, etc., que, de alguma forma ou outra, em menor ou maior valor, também vão custar algum dinheiro.
É FERIADO?
Todo o ano, sempre existe a dúvida: Carnaval é feriado? A Lei 9093/95 estabelece quais são os feriados nacionais e, acreditem ou não, não inclui o Carnaval. Na maioria dos municípios brasileiros, a terça-feira de Carnaval é ponto facultativo; em alguns, o dia é feriado municipal. Este questionamento é importante porque tem implicações nas relações trabalhistas: não sendo feriado municipal, o empregador pode exigir de seus funcionários o cumprimento de expediente normal ou a compensação, em outro dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Francisco Teloeken: “Saiba como se proteger de golpes nos pagamentos por aproximação”
COMPRA DE FANTASIAS
Pesquisar preços e verificar informações sobre a peça escolhida, como cor, tamanho, composição do tecido e acessórios e principalmente a possibilidade de troca. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o lojista só é obrigado a trocar um produto que apresentar defeito ou que não corresponder ao que dizia a oferta. Como em qualquer outra compra, as pessoas devem evitar comprar fantasias e adereços para o Carnaval que não sejam comercializados no mercado formal.
SAÚDE
Para quem vai cair na folia, um dos primeiros cuidados deve ser com a saúde:
Publicidade
- Além da inevitável cerveja, chope, destilados e energéticos, é bom beber muita água também;
- Dar um tempo para fazer um lanchinho, comendo alimentos leves; cuidar ao comprar alimentos em barracas de rua, onde os cuidados com o manuseio e guarda dos produtos podem não ser adequados;
- Reservar algumas horas para o descanso. Com relação aos energéticos, trata-se de bebidas que se caracterizam como desreguladores endócrinos, ou seja, afetam as batidas do coração, gerando riscos de consequências graves, como desmaios e até paradas cardíacas.
GOLPES
Se em dias normais já ocorrem golpes de tudo que é espécie, nos dias de Carnaval, com as inevitáveis aglomerações e foliões distraídos pelo consumo de álcool, os riscos de golpes são multiplicados. Uma das primeiras precauções é o folião optar por aplicativos de transporte ou ônibus até a concentração do bloco ou o local da festa. Depois, um cuidado especial deve ser dedicado ao cartão de crédito, não só na forma de guardá-lo, como, também, ao usá-lo para fazer alguma transação, ficando atento para as tentativas da:
- Troca de cartões: o estelionatário observa a digitação da senha e devolve ao cliente outro cartão; acompanhar a operação e conferir o nome ou alguma identificação pra saber se o cartão é o seu.
- Golpe do pagamento por aproximação: a maquininha pode estar conectada a um computador infectado, bloqueando a operação e gerando uma falsa mensagem de erro – “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO”;
- Golpe da maquininha com visor danificado: antes de digitar a senha, verificar o valor que pode estar prejudicado por suposto defeito na tela e exigir o comprovante.
Nos eventos de pré-carnaval deste ano, foram identificados vários golpes, que podem passar despercebidos pelos foliões:
- Golpe da pochete: duas ou três pessoas aproximam-se da vítima e, enquanto um puxa o zíper da pochete, outro furta o que tem dentro da pochete aberta;
- Golpe do abraço e do beijo na boca: enquanto um dos meliantes abraça ou beija a vítima, outro furta o celular;
- Golpe do spray de pimenta: de forma agressiva, criminosos usam o spray para deixar as vítimas vulneráveis.
LEIA TAMBÉM: Francisco Teloeken: a polêmica do Imposto de renda de pessoas físicas
Publicidade
VIAGEM
Quem for de carro, independente do destino, deve observar alguns cuidados básicos: certificar-se da posse e a validade da documentação do veículo; checar a bateria, nível do óleo do motor e funcionamento dos faróis; observar o estado e calibragem dos pneus; ter um roteiro escrito ou aplicativo no celular para se orientar e localizar durante a viagem. Neste item, nunca é demais repetir que, se for dirigir, não beber, além de observar as leis do trânsito.
Nas viagens de avião, no caso de atraso ou cancelamento do voo, as companhias precisam prestar várias assistências, além de garantir alimentação, hospedagem e acesso a meios de comunicação aos passageiros. É importante o consumidor guardar comprovantes de eventuais gastos que teve em decorrência desses problemas, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras.
Nas viagens de ônibus, as empresas de transporte também têm obrigações, no caso de interrupção ou atrasos: se o atraso for superior a 3 horas, a empresa terá que oferecer alimentação aos passageiros e se a viagem não puder continuar no mesmo dia, a companhia tem que pagar hospedagem. Um detalhe muito importante é que, se o usuário não viajou por qualquer motivo, a passagem tem validade de um ano, a partir da data de emissão, podendo ser remarcada dentro desse prazo.
Publicidade
HOSPEDAGEM
Antes de escolher onde se hospedar, é recomendável o consumidor obter o máximo de informações sobre o estabelecimento, como o local, as acomodações, os serviços oferecidos, horários de check-in e check-out, além do preço das diárias e formas de pagamento. Essas condições devem estar documentadas e o consumidor deve guardá-las para eventual reclamação e ressarcimento.
PACOTES DE TURISMO
O consumidor precisa ter muito cuidado com os pacotes de turismo, principalmente pesquisando a idoneidade da empresa que os vende. As ofertas que podem ser feitas em sites, anúncios, folhetos e em agências devem conter informações claras sobre a viagem: valores das partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, traslados, refeições, guias, número exato de dias e despesas extras.
LEIA TAMBÉM: Francisco Teloeken: “Amigo secreto é aborrecimento ou diversão?”
Publicidade
FINANÇAS
Se o bolso não estiver folgado, é preciso fazer um planejamento, sob pena de acordar na quarta-feira de cinzas não só com uma dor de cabeça daquelas, como também com uma tremenda ressaca financeira. Pensando nisso, o educador financeiro e autor de livros, Reinaldo Domingos, sugere algumas dicas:
- Escolher eventos e locais de acordo com suas reais condições financeiras;
- Levar para as noites apenas o dinheiro contado para não gastar mais do que pode;
- Participar de concentrações, economizando com o consumo de comes e bebes;
- Reservar 20% a mais do que pensa gastar para os imprevistos;
- Dividir as despesas;
- Evitar levar cartões de crédito, cheques que, além de serem uma tentação para gastar mais, podem ser perdidos ou roubados;
- Evitar dívidas por causa do Carnaval.
Quem não se planejou, o melhor a fazer é aproveitar o feriadão de acordo com o que o seu bolso permite, sem se endividar com extravagâncias. Engarrafamentos, acidentes, os aeroportos e rodoviárias lotadas, a chuva na praia… Muitas vezes não se consegue evitar. O endividamento, sim, só depende de cada um. A letra daquela marchinha de carnaval que diz “Não me leve a mal, hoje é Carnaval…” pode ser bonitinha e levar a pessoa a extrapolar nas contas. Mas não tem graça nenhuma fazer dívidas apenas para se divertir. Por isso, não tenha receio de dizer para si mesmo ou para outra pessoa que não leve a mal, mas, apesar de ser Carnaval, não pode ou não quer fazer determinada conta.
LEIA OUTROS TEXTOS DE FRANCISCO TELOEKEN
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!