Antes de começarmos a querer mudar o nosso comportamento, temos que dar uma olhada onde tudo se inicia: na mente humana. Muitas pessoas acham que os problemas relacionados ao dinheiro têm origem na ignorância a respeito do complicado mundo das finanças e, erroneamente, acreditam que a solução está em reunir informações, colecionar mais dicas e estratégias para administrar e investir.
Talvez isso ajude algumas pessoas; entretanto, para a maioria, falta de informação não é o problema. Os fundamentos da saúde financeira são, na realidade, bastante simples, e mais conselhos sobre economizar mais e gastar menos não serão de grande ajuda. A psicanalista Márcia Tolotti, autora de diversos livros, como Linha de Chegada – O poder do hábito e da disciplina para conquistar suas metas, diz que existem duas razões principais para uma pessoa não ter dinheiro: ou ela de fato ganha pouco (um salário mínimo para sustentar uma família, às vezes acrescida de familiares) ou está presa a um ciclo de autossabotagem.
A especialista esclarece que é fundamental conhecer-se e saber qual é a relação que a pessoa tem com o dinheiro. Como autossabotagem, Márcia se refere aos seguintes perfis da psicologia financeira:
Publicidade
Tem gente que gasta como se não houvesse amanhã ou só se dá conta da realidade quando a maquininha do cartão diz “transação não autorizada”. Outras pessoas anotam tudo o que gastam, todos os dias, e deixam de ter certos prazeres por insegurança. Também tem aquelas com pavor de qualquer investimento que não seja a poupança, sem qualquer risco até R$ 250 mil por CPF, em cada banco, mas que rende tão pouco.
Nenhum consultor, por melhor que seja, terá a resposta certa para as dúvidas financeiras de qualquer pessoa simplesmente porque o único lugar onde essas respostas podem ser encontradas é dentro da pessoa. Por isso, o autoconhecimento é um caminho seguro para entender as próprias finanças. O psicólogo Luiz Francisco Jr., professor da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp), mostra três passos para isso:
LEIA MAIS TEXTOS DE FRANCISCO TELOEKEN
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.