Santa Cruz do Sul

FOTOS: veja como foi a apresentação da Ospa na Catedral São João Batista

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) encantou os santa-cruzenses que foram até a Catedral São João Batista na noite desta sexta-feira, 28. O concerto, alusivo aos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, sofreu um atraso em razão de um acidente na RSC-287 que obrigou os ônibus que traziam os músicos a buscarem uma rota alternativa para chegar a Santa Cruz do Sul. A situação, contudo, não tirou o brilho do espetáculo e nem o interesse da comunidade, que lotou todos os espaços disponíveis no templo religioso.

Esse foi o primeiro concerto da Ospa após as enchentes que devastaram diversos bairros de Porto Alegre durante o mês de maio. De acordo com o maestro Evandro Matte, todos os músicos estão muito felizes por poder retomar a rotina, mesmo com a Casa da Ospa ainda parcialmente interditada em razão dos danos. “A enchente foi uma tragédia que pegou a todos de maneira muito intensa, mas estamos contentes pela retomada”, afirma.

LEIA MAIS: Ospa se apresenta nesta sexta na Catedral São João Batista; veja detalhes

Publicidade

Matte chama a atenção ainda para a importância da cultura germânica para o Rio Grande do Sul e como a música está intimamente ligada à criação dos alemães desde a infância. “Não é por acaso que a Alemanha nos brindou com alguns dos grandes nomes da música de concerto no mundo.” Assim, afirma, quase todas as composições executadas foram escolhidas a partir desses músicos. O público presente pôde conferir Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms, Georg Friedrich Händel e Jacques Offenbach.

Veja imagens do espetáculo:

A lista contemplou ainda outros compositores de língua alemã, como Franz Schubert, Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss II. Sem a Casa da Ospa, o grupo ensaiou no Complexo Multipalco, também em Porto Alegre. “Foram quase dois meses sem poder exercer o nosso ofício, que é a música, então estamos muito felizes e empolgados. Agradecemos a todos que vieram prestigiar”, completa o regente.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.