Regional

FOTOS: veja as árvores de Natal dos leitores da Gazeta e do Portal Gaz

Um dos costumes natalinos mais indispensáveis para inúmeras famílias é a decoração das árvores de Natal. Todos os anos, milhões de pessoas aproveitam a data para enfeitarem os pinheirinhos em suas casas. Na última semana, o Portal Gaz abriu um formulário para que os moradores de Santa Cruz do Sul e da região encaminhassem registros das suas árvores de Natal.

Confira as árvores de Natal dos leitores

A Jéssica de Oliveira Santos, moradora do Bairro Santo Antônio, em Santa Cruz do Sul, diz que sempre enfeita a árvore de Natal em família. E neste ano, a família tem um lugar especial na decoração! Além da foto da filha mais velha, ela também pendurou no pinheirinho o sapatinho do menino que está esperando. Para Jéssica, eles são “tudo que temos de mais importante na vida”. Neste Natal, ela pede muita paz e saúde a todos.

Publicidade


Publicidade

E quem disse que é só dentro da casa das pessoas que as árvores de Natal são decoradas? O registro ao lado foi encaminhado pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Boa Vista, no interior de Santa Cruz do Sul. Eles contaram que a árvore foi doada pela moradora Carmen Lucia Eidt, vizinha do posto, e é enfeitada pela equipe. O desejo da equipe é de um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos nossos pacientes. “E que o Espirito Natalino nos inspire a continuar construindo um ambiente de trabalho colaborativo e cheio de harmonia”, destacam.

Publicidade


Inspirados na magia da data, o casal José Humberto Santos Borba e Bruno Santos Francisco, do Bairro Bonfim, em Santa Cruz do Sul, apostou em uma combinação de cores diferente neste Natal – os enfeites são nas cores rosa e dourado, enquanto a árvore é branca, para celebrar a paz e pedir mais amor. Eles lembram que este ano foi difícil – assim como muitas pessoas, a mãe de José perdeu suas coisas na enchente. “Achamos que ao colocar estas cores, poderíamos pedir que nossos amigos e conhecidos celebrassem a paz, harmonia, amizades e companheirismo. Que entendessem que precisamos nos unir, só o amor constrói”, comentam.

Publicidade


Para muitos, a montagem do pinheirinho é um momento vivido junto à família. Moradora do Centro de Santa Cruz do Sul, a Catherine Jordão Müller enfeitou a árvore de Natal contando com a parceria de sua mãe. Para este período de festas, o pedido dela é que o mundo seja de paz.

Publicidade


A Ana Daniela Kaiser Paim, do Bairro Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, monta sua árvore de Natal junto com a neta. Ela conta que ambas confeccionam os enfeites juntas. Além disso, também gosta de pendurar os trabalhos que a pequena faz na escolinha. “Sempre guardamos todos os anos como recordação especial, é um momento único que vivemos como família”, relata. Para Ana, sentar na mesa com sua família e celebrar o nascimento do autor da vida é algo que nada no mundo pode substituir, por isso pede a todos que não deixem de celebrar com quem amam.


Para este Natal, a Tainara Barbosa de Oliveira, moradora do Bairro Schulz, em Santa Cruz do Sul, optou por decorar sua árvore com várias luzes coloridas de diferentes cores. Em sua mensagem, ela deseja um feliz Natal a todos e pede que o espírito natalino traga paciência, empatia e mais amor ao coração das pessoas.


Moradora do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, a Natália Beatriz Kroth conta uma curiosidade sobre a sua árvore de Natal: ela não precisou comprar nenhum dos enfeites. Todos eles, como as bolinhas, o pisca-pisca e até o próprio pinheirinho foram presentes de pessoas especiais. “Isso me deixa muito feliz, pois sinto que tenho pessoas boas em minha volta, e que gostam realmente de mim”, conta. Ela diz que o Natal é luz, harmonia, bondade, compaixão e tempo de reflexão e de reunir a família.

‎‎


Na casa da Rosângela dos Santos, no Bairro Faxinal, em Santa Cruz do Sul, quem decora a árvore de Natal são seus filhos. “Adoro ver eles montando ela! Será uma recordação para sempre”, frisa. Para este fim de ano, ela deseja que o Natal brilhe mais em cada família e que a tradição e os valores nunca se percam.


Moradora do Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul, a Catia Cilene Vieira Minho, por enquanto, enfeita a sua árvore de Natal sozinha. No entanto, ela confessou que, neste ano, pensou muito em um dia montar o pinheirinho com os filhos que ainda terá. Enquanto eles não chegam, quem acompanha a montagem são seus filhos de quatro patas, que desfrutam do espírito natalino – Catia diz estar muito feliz com sua família. Para este Natal, ela deseja que todos possam se liberar dos males, rancores, tristezas e dores. “Que possamos confraternizar com todos que amamos com saúde e paz e que os votos de desejos bons para nós e os outros se concretizem”, pede.


Todos os anos, os irmãos Ricardo, Julia e Nêmora Helfer Reimann, de Rincão del Rey, em Rio Pardo, cultivam a tradição de enfeitarem as árvores de Natal juntos. Para este ano, decoraram três pinheirinhos: um grande, um médio e um pequeno. A Nêmora conta que a árvore menor é um costume desde o nascimento da Julia, há 18 anos. Além disso, o presépio também carrega uma tradição familiar: com mais de 50 anos, ele pertencia a Catarina, avó do trio. “Nossa mãe amava essa época do ano e toda vez que monto as coisas de Natal é impossível não lembrar dela… Realmente, o Natal é uma época maravilhosa”, recorda Nêmora.


“A sensação foi de preencher um vazio”. Foi assim que a Juliana Afonso Dora, moradora do Centro de Santa Cruz do Sul, descreveu a experiência de montar a árvore de Natal neste ano. Ela, que mora em Santa Cruz do Sul há cinco anos, conta que este é o primeiro Natal que ela passa somente com suas filhas e seu pet. “Estava bem desanimada para montar a árvore, mas depois que passei pelo desfile de Natal percebi que é uma tradição de família que não poderia deixar de ser feita”, relata. Na última semana, ela montou o pinheirinho, em família.


Na casa da Sinara Soares Peres, no Bairro Guerino, em Rio Pardo, a decoração de Natal ocupa um lugar importante. Além da árvore repleta de adornos, há até mesmo bonecos do Papai e da Mamãe Noel e um trenzinho embaixo do pinheiro. Ela conta que a decoração é feita sempre em família, e inclusive algumas das bolas contém a sua foto. Para este Natal, ela diz: “Sempre acredite que tudo vai dar certo.”


No Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, a Jaqueline Dummer se atenta a um detalhe todos os anos: a cada vez, sua árvore de Natal é decorada em uma cor diferente. Mesmo que monte sozinha, ela diz que adora enfeitar a sua casa para as festas de fim de ano e que tem diversos enfeites. Em sua mensagem, ela pede que, neste Natal, a luz das estrelas guie o caminho de todos, iluminando com alegria e prosperidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.