Centro-Serra

FOTOS: Uma viagem pela Terra Santa

Nascido em Arroio do Tigre e residindo boa parte de sua vida em Sobradinho, padre Tácio Alexandre Puntel, ordenado sacerdote na Itália em junho de 2021, esteve nos últimos dias em uma experiência que descreve como inesquecível. Filho de Gilson e Marta Puntel, naturais da região Centro Serra, don Tácio ingressou no Seminário de Udine, na Itália, onde foi ordenado diácono e recebeu o diploma em Teologia, em 2011. Em 2012 retornou ao Brasil para auxiliar a família e organizar viagens internacionais com grupos de pessoas da região.

Seu retorno definitivo à Itália ocorreu em 2015, retomando os estudos e tornando-se educador profissional. Em meados de 2021 foi então comunicado que viria a se tornar sacerdote em cerimônia realizada em 27 de junho. Desde outubro do ano passado, padre Tácio atua nas Paróquias de Torviscosa, Campolonghetto, Castions delle Mura e Malisana, na região do Baixo Friuli.

Na ordenação em junho de 2021

Durante nove dias deste mês de setembro ele peregrinou pela Terra Santa, formada por partes de Israel, da Cisjordânia e da Jordânia. Esta é a segunda vez que teve a oportunidade de visitar e frequentar locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. A primeira viagem para Israel foi realizada há 15 anos, com duração de 21 dias, quando no período de seminário. Já esta segunda oportunidade se concretizou por ter um colega que hoje é padre e guia em Jerusalém. “Sempre tive o desejo de voltar. Quem vai para a Terra Santa sempre tem este desejo. Israel é um país muito bonito, tem muita diversidade e a história da nossa civilização cristã e também hebraica e islâmica. É o centro para estas três religiões monoteístas. Para quem conhece um pouco da Bíblia e a história, Jerusalém é uma cidade cosmopolita e toda a história da humanidade passa pelo oriente médio, as primeiras civilizações”, salienta.

Publicidade

Jerusalém

Reunido com um grupo de mais quinze pessoas da paróquia onde atua, disse ter vivenciado experiências únicas, uma vez que seu amigo e guia fala o idioma hebraico, facilitando a compreensão e visitas. “Tive acesso a locais e vivências diferentes das anteriores por ter ele nos acompanhando. Posso dizer que pude viver uma experiência mais forte espiritualmente. Consegui celebrar a missa na Gruta da Natividade em Belém, que é algo que eu não esperava. Foi algo único. É uma emoção até estranha que isso tenha acontecido comigo e eu tenha celebrado uma missa na própria gruta onde nasceu Jesus e onde morou São Jerônimo, que traduziu a Bíblia em latim. Me senti desta vez diferente, privilegiado por aquilo que aconteceu comigo, por ter celebrado missas onde o próprio Jesus Cristo viveu e onde aconteceram os fatos. São sentimentos muito fortes”, detalha.

Padre Tácio celebrando missa na Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu
Ponto onde Jesus teria nascido na gruta em Belém

Dentre os locais já visitados na Terra Santa, somadas as duas viagens, estão o Mar Morto, o mar da Galileia, as águas do Rio Jordão onde Jesus foi batizado, a Via Sacra e o Santo Sepulcro em Jerusalém, a Casa de Maria em Nazaré, Massada e Megido, Getsêmani e o Monte das Oliveiras, Haifa, Tel Aviv, além do Monte Sinai, no Egito. “Você acaba tendo contato com pessoas de todo o mundo. É um formigueiro de pessoas que vão às peregrinações. Tem muito para se conhecer. Quem vai, geralmente está ali para conhecer, visitar. Eu consegui viver ali dentro essa experiência”, ressalta.

Basílica da Anunciação em Nazaré, casa de Maria
Casa de Maria – interno da Basílica
Casa de Isabel, local onde Maria visita sua prima Isabel, que também estava grávida esperando São João Batista
Jericó, cidade onde Jesus curou um cego
Rio Jordão, local do Batismo de Jesus
Padre Tácio e ao fundo o Muro das Lamentações

Para 2023 uma nova viagem à Terra Santa está sendo programada pela paróquia na Itália, mas o convite, segundo padre Tácio, se estende às pessoas do Centro Serra que tenham interesse e poderão vir a se juntar ao grupo. “Israel é um país lindíssimo, com uma grande modernidade como a parte de Tel Aviv. Outra parte palestina, aí com o problema de divisão entre palestinos, muçulmanos e judeus, onde há o muro, a divisão, a pobreza. Há muito para se falar sobre, e estando lá é uma sensação única”, revela.

Publicidade

“É uma sensação muito forte quando você vai e lê o Evangelho (durante a missa), onde aquilo aconteceu”

Padre Tácio Puntel
Deserto de Israel
Mar Morto, considerado o ponto mais baixo da Terra, 400 metros abaixo do nível do mar
Mar da Galileia | Fotos: Padre Tácio Puntel

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.