Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BAIRROS

FOTOS: uma festa para ficar na história do São João

Foto: Rafaelly Machado

A maior festa junina de Santa Cruz do Sul aberta ao público não poderia ter outro local mais significativo senão o Bairro São João. Realizado no sábado, 24, data em que se comemora o dia do santo, o evento foi um típico arraial e lotou a praça da Rua Doutor Raul Gaspar Bartholomay. Bandeirinhas coloridas e trajes típicos caipiras deram a caracterização do São João é no São João. Pessoas de diversos bairros e até mesmo de outros municípios se mostraram impressionadas pela proporção alcançada pela festa. Embora os organizadores não tivessem, até o encerramento da programação, o número oficial de público, a estimativa é de que mais de mil pessoas tenham circulado pelo local.

LEIA MAIS: FOTOS: Arraial São João no São João leva espírito junino ao público neste sábado

A presidente da Associação Unidos pelo São João, entidade responsável pela iniciativa, Adriele Vargas, afirmou que essa foi a primeira festa temática junina aberta ao público, sem custo de entrada, que fez sucesso e trouxe alegria para toda a comunidade. Ela acrescentou que o arraial veio para ficar e fazer história e que os moradores do bairro já projetam a retomada no ano que vem, com mais público. “O nosso bairro é o terceiro mais populoso de Santa Cruz do Sul e está mostrando que é possível unir e confraternizar com todos”, enalteceu.

Publicidade

Público circulou em meio ao colorido das bandeirinhas e se divertiu com as brincadeiras, como o casamento caipira e o pau de sebo

Os elogios foram confirmados entre os participantes. A esteticista Saleti Haubert, 53 anos, moradora do Bairro Verena, por exemplo, foi com mais duas amigas, todas vestidas com trajes caipiras. Sobre o evento, disse gostar da alegria e da união que proporciona ao público e que alguns pratos típicos, como pinhão e pipoca, relembram suas memórias afetivas da infância, assim como as danças caipiras.

Saleti, do Bairro Verena, foi de traje típico

LEIA TAMBÉM: Bairro São João promove festa junina neste sábado

Da mesma forma, a telefonista Gislaine Sehn, 39 anos, moradora do Castelo Branco, que levou a mãe Ana Cristina, a filha Isabella e a sobrinha Larissa, garantiu que estava encantada com tudo o que estava vendo. “A gente estava em outra festa na escola da minha filha, no Bairro Aliança, e de lá viemos direto para essa”, contou, enquanto mostrava os trajes típicos e a maquiagem utilizados.

Publicidade

Gislaine, Isabella e Larissa: para a família

A fim de agradar a todos os públicos, a programação foi diversificada. Com início às 15h30, teve brincadeiras, casamento caipira, quadrilha, pescaria, barraca do beijo, pau de sebo, escolha dos caipiras infantis e melhores trajes adultos, além da tão aguardada queima da fogueira de mais de cinco metros de altura e que proporcionou um verdadeiro espetáculo, com o contraste das labaredas no céu. Além do caráter festivo, o arraial destacou as comidas típicas de São João, com venda de pipoca, cachorro-quente, milho verde, paçoca, bolo de milho, maçã do amor, algodão-doce, pinhão e cri-cri, além de quentão, refrigerante, água e chopes artesanais. Durante toda a programação houve interação com os comunicadores da Rádio Gazeta FM 101,7.

Fogueira de cinco metros foi uma atração | Foto: Cláudia Priebe

LEIA TAMBÉM: Dia de festa no Faxinal de São João

Casamento caipira

Samanta e Lucas Wegner interpretaram Benta e Chico, os noivos do casamento caipira. Eles disseram estar nervosos para a cerimônia que, embora fictícia, foi um dos momentos mais aguardados pelo público. Moradores do Bairro Germânia e casados há três anos, estavam felizes pela oportunidade de contribuir com a festa e enalteceram a grandiosidade.

Publicidade

“Está sendo uma experiência maravilhosa porque é uma das primeiras festas abertas à comunidade, já que a maioria das que são realizadas se restringe às escolas. A gente está fazendo tudo com amor e carinho para proporcionar o máximo de diversão para todo mundo”, afirmou o noivo, que tem 41 anos e é funcionário público. A noiva, que tem 29 anos e é criadora de conteúdo digital, sublinhou que faz aniversário na semana seguinte a São João e em vários anos organizou sua festa com temática junina, motivo pelo qual gosta tanto do festejo.

Lucas Wegner e Samanta foram protagonistas da atração mais esperada da noite

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.