Olá! Na edição anterior, o Espaço Nostalgia lançou um desafio aos leitores. Que eles ajudassem a definir, em votação por e-mail ou por mensagem de WhatsApp, o tema da próxima seção, no caso, a desta quarta-feira, 17. E eis que os participantes elegeram o tema das latas de Nescau! Que, assim, se tornam o assunto central de nossa edição de número 20, para nossa imensa alegria.
E a escolha não é casual. Poucos itens de consumo se tornaram tão onipresentes nos lares brasileiros quanto o achocolatado Nescau. Gerações e gerações, desde a década de 1930, foram criadas saboreando essa bebida, obtida a partir do cacau.
E, como era de se esperar, tendo em vista que o público-alvo potencial do Nescau era a garotada, a Nestlé, detentora da marca, não perdeu a oportunidade de lançar vários colecionáveis associados a esse produto. Das latas com diferentes motivos e temáticas às promoções, muitas surpresas e atrações envolviam a garotada, como mostramos nesta edição.
Publicidade
E lembramos ainda do Märklin, um brinquedo alemão; do pega-moscas e de uma superpromoção da Omo que distribuía gibis. Temos muito a recordar, nessa vigésima viagem. Venha conosco!
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: eletricista coleciona facas desde 1998
Desta vez, vou apresentar uma coleção que você de casa escolheu, ou melhor, decidiu! Foi nos moldes do programa de televisão Você Decide, exibido pela Globo entre 1992 e 2000, que espelhamos esta edição. Para cada episódio, os telespectadores, através de votações via telefone, escolhiam o final. Bem, na nossa pesquisa, você decidiu por conhecer a coleção de latas de Nescau.
Publicidade
O achocolatado Nescau é uma marca pertencente à Nestlé e foi criada em 1932 com o nome Nescáo. Seu nome é resultado da fusão das palavras Nestlé e Cacáo, como era escrita a palavra cacau na época. Em 1954, aproveitando as alterações ortográficas vigentes no Brasil, o nome foi mudado para Nescau, para evitar confusão, pois as pessoas liam equivocadamente o acento agudo de Nescáo, como Nescão.
Já eu comecei minha coleção ainda criança. São inúmeras latas e promoções, mas as de que mais gosto e foram o aperitivo para a disputa: aquelas com temas do Asterix, do Obelix e do Peter Pan, promoção lançada na década de 1980. Vinha estampada na lata uma charge do personagem, e de todas meu xodó é aquela que leva o meu nome, César. Além dessas latas de Nescau, a Nestlé lançou muitas outras promoções, com temas florais, cofrinhos e superpromoções.
Mas elas não ficaram só nas décadas passadas. Até hoje a empresa continua sempre lançando latas maravilhosas. Das tantas que possuo, vale destacar as da história do Nescau, da seleção brasileira, dos personagens Disney, dos atletas, uma promoção em parceria com o aniversário do Walmart e a finalíssima, os times da NBA, com uma superlata adicional do campeão Toronto.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: os guardanapos de papel colecionados por César Machado
Hoje, vamos revelar como nossas avós pegavam moscas. O utensílio mais parecia um vasinho, ou até mesmo um adorno de decoração. Mas de inofensivo não tinha nada, pelo menos para as moscas. A armadilha funcionava com açúcar (ou mel) e água com sabão. Quando entravam dentro do vidrinho, pelo furo na parte de baixo, elas não conseguiam mais sair e se afogavam na água.
LEIA MAIS: Santa-cruzense apresenta acervo que reúne camisas de clubes de futebol
Publicidade
Seguindo as regras de distanciamento, o engenheiro Paulo Cesar Schmaedecke nos enviou fotos e nos contou um pouco sobre um brinque- que o marcou não só na infância, mas para a vida toda. Era década de 1950. Seu pai, médico em Venâncio Aires, tinha um primo em Porto Alegre que era portador de diabetes. A família passava por dificuldades financeiras e o primo estava muito debilitado, devido ao agravamento da doença mal tratada. O pai, sabendo disso, foi visitá-los e, querendo prestar alguma ajuda, comprou do primo, para Paulo Cesar, um brinquedo alemão.
Chamava-se Märklin, e era construído por um conjunto de peças metálicas. Com ele, podia-se montar centenas de brinquedos: guindastes, caminhões, moinhos etc., tudo que viesse à imaginação. Recebeu esse presente quando tinha 6 anos de idade. Aquilo instigou sua imaginação e habilidade mecânica. Passava horas montando e desmontando os brinquedos. Hoje, diz ter certeza de que foi por causa do Märklin que decidiu fazer engenharia, ao invés de medicina, como todos na família esperavam que ele viesse a fazer.
LEIA MAIS: FOTOS: rio-pardense coleciona carteiras de cigarros desde 1961
Publicidade
No final da década de 1970, a Omo lançou uma superpromoção em parceria com a Editora Abril. Ao comprar uma caixa de Omo, junto com a embalagem você encontrava uma edição especial de Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas e Mickey.
No início da década de 1980, a promoção voltou. Porém, desta vez você recortava o selo no topo da caixa e podia trocá-lo em qualquer banca por um de quatro gibis. As revistinhas eram de Pato Donald, Zé Carioca, Luluzinha ou Bolinha.
LEIA MAIS: FOTOS: os quase 50 modelos de videogames colecionados por Roberto
CONTATO DA LEITORA
Quem nos mandou uma mensagem dizendo que ainda guarda seus brinquedos de infância é a santa-cruzense Émerli Andréa Möhler. Ela nos envia imagens das Fofoletes, tema de nossa mais recente edição, e também da Gui-Gui, que apareceu em nossa primeira edição do Espaço Nostalgia! Eis uma agradável contribuição!
Para participar da nossa coluna, você pode remeter e-mail para espaconostalgia@gaz.com.br ou enviar Whats para (51) 99606 3507. Assim você nos conta de qual quadro quer participar, com sugestões.
LEIA MAIS: FOTOS: uma viagem pelo mundo por meio de placas
This website uses cookies.