O público de aproximadamente 60 mil pessoas foi à loucura na noite deste sábado, 18, no Centro de Rio Pardo. Isso porque o tradicional desfile das escolas de samba do município voltou a acontecer na Rua Andrade Neves, chamada de Gogoia durante o Carnaval. O último desfile aconteceu em fevereiro de 2020. Depois, a pandemia chegou ao Rio Grande do Sul e impediu que o tradicional evento fosse realizado em 2021 e 2022.
Neste ano, as escolas Candangos, Enamorados, Embaixadores do Ritmo e Realeza da Vila desfilaram sem competir por pontos. A decisão da organização aconteceu justamente em razão de 2023 representar a retomada do Carnaval e por conta do tempo em que as agremiações ficaram paradas sem poder se reunir.
LEIA TAMBÉM: Trio elétrico leva a alegria do SantaFolia aos bairros de Santa Cruz
Publicidade
A grande festa de Carnaval de Rio Pardo, que é uma das mais tradicionais do interior do Estado e a mais conhecida da região, teve início às 20h30 com a descida da corte, composta pelo rei momo Marcelo Carvalho, rainha Duda Marques, primeira princesa Kailany Alves e segunda princesa Rubia Costa. Depois, às 21 horas, a Escola de Samba Candangos entrou na Gogoia para levar muita alegria para os espectadores relembrando um desfile com uma temática do passado: Alegria Maxi Alegria, samba de 1984.
Por volta das 22 horas, a Escola de Samba Realeza da Vila iniciou o seu desfile levando as sete cores da bandeira para a avenida. O samba enredo homenageou Heráclito, personagem histórico que combateu a escravidão em Rio Pardo. A Escola Embaixadores do Ritmo passou com suas cores verde e branco pela via principal do Carnaval Rio-pardense após as 23 horas. A agremiação apresentou em seu enredo com o tema “Raízes de onde vem nossa ancestralidade”.
LEIA TAMBÉM: Veja a programação de Carnaval nas cidades do Vale do Rio Pardo
Publicidade
Para encerrar a apresentação das escolas de samba, a Enamorados iniciou a exibição por volta de 00h30. Com o tema “Sete”, a escola passou pela avenida Gogoia apresentando os vários significados que o número representa, como os sete dias de criação, a sétima arte, os sete mares, e outros. Após o desfile das escolas de samba, teve início o Carnaval popular com a Banda Shine.
Rio-pardense arrastou amigos para a folia
William Barros, de 29 anos, atualmente mora em Venâncio Aires com a companheira Louvane Penk, de 27 anos. Ele, que é rio-pardense, fez uma boa propaganda aos amigos Jéssica da Silva, 25 anos, e Cleiton Penk, 26 anos, que são casados e também moram em Venâncio Aires. “Eu moro em Venâncio faz bastante tempo. Estávamos com saudade dessa festa. Convidei eles para conhecerem o Carnaval de Rio Pardo”, contou William, que quando residia em Rio Pardo participava do Carnaval puxando o trio-elétrico. De cabelos pintados e usando vários acessórios, os dois casais curtiram a folia. “Ele falou muito bem e disse que é bem diferente de outros lugares”, disse Jéssica.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai vibrar com a energia dos trios elétricos no Santafolia
Publicidade
Festa continua
O Carnaval de Rio Pardo de 2023 continua neste domingo, 19, com desfile de blocos. Na segunda-feira, 20, a festa segue com mais desfile dos blocos carnavalescos. A expectativa é receber cerca de 60 mil pessoas até o final do Carnaval de Rio Pardo.
Veja registros:
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade