A manhã desta terça-feira, 12, marcou o começo da Semana Farroupilha de 2023 em Santa Cruz do Sul. Uma solenidade no CTG Rincão da Alegria, no Bairro Ana Nery, com a chegada da Chama Crioula, deu início aos festejos. Ao longo do dia, o centro tradicionalista sedia a primeira ronda da programação, que segue até a próxima quarta-feira, 20 de setembro.
Neste ano, os festejos se dedicam a celebrar o centenário da Revolução de 1923. Essa, que foi a última revolução a acontecer em território gaúcho, foi “um marco histórico para a democracia no Rio Grande do Sul”, segundo a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa. Na ocasião, um tratado de paz entre os Ximangos, apoiadores do presidente do Estado, Borges de Medeiros, e os Maragatos, revolucionários comandados por Joaquim Francisco de Assis Brasil, passou a impedir a reeleição de presidentes do estado (governadores) e a indicação de intendentes (prefeitos).
LEIA MAIS: Começa nesta terça-feira a Semana Farroupilha em Santa Cruz; veja programação completa
Publicidade
Outro destaque da Semana Farroupilha de 2023 é a solidariedade, principalmente devido às enchentes no Vale do Taquari. Marisa ressaltou que a 5ª Região Tradicionalista foi a primeira do Estado a solicitar apoio pelas redes sociais e comemorou os vários caminhões com donativos que estão saindo da região. “Agradeço a urgência com que foi tratado esse tema junto às nossas entidades tradicionalistas, a preocupação do movimento tradicionalista e dos tradicionalistas como um todo nesse engajamento a essa questão social fundamental nesse momento de apoio a nossos vizinhos que precisam tanto”, comenta.
Ela reforça que, neste momento, esse será o principal enfoque dos festejos. “A Semana Farroupilha é uma oportunidade que nós temos para trabalhar a questão cultural, mas neste momento o social é priorizado. Nos desfiles farroupilhas, o enfoque deve ser uma cavalgada solidária, de arrecadação de materiais de apoio aos afetados pela enchente.”
LEIA MAIS: FOTOS: Cavaleiros da Integração saem em busca da Chama Crioula
Publicidade
No penúltimo dia da Semana Farroupilha, 19, a Associação de Proteção à Vida (Aprovi) e as Roxinhas do Bem estarão realizando a Ronda da Solidariedade, novidade na edição deste ano. A programação no CTG Rincão da Alegria terá Brechó Solidário, Loto Solidário e jantar com carreteiro de charque, farofa e saladas pelo valor de R$ 35,00 por pessoa.
Colaborou John Kaercher Machado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.