O eleitor que for participar do próximo pleito vai encontrar uma novidade: as urnas eletrônicas, usadas para registrar o voto, foram substituídas. Os novos equipamentos chegaram no mês de maio em Santa Cruz do Sul. A região é uma das primeiras no Rio Grande do Sul a realizar o processo de substituição dos equipamentos. Algumas unidades estavam em operação em Santa Cruz desde 2009.
O chefe do Cartório Eleitoral da Zona 40, Jaime Melchionna, revela que a nova urna traz avanços tecnológicos. “São equipamentos mais modernos, para garantir uma eleição com menos problemas técnicos. As urnas anteriores já estavam com prazo de validade quase vencido. Então essas urnas são mais modernas, com processamento mais rápido dos dados também. Agiliza o nosso trabalho de preparação das urnas pré-eleição e para o eleitor na verdade não altera nada”, comentou, à Rádio Gazeta.
LEIA MAIS: Saiba quem são os responsáveis pela eleição de outubro em Santa Cruz
Publicidade
Os equipamentos possuem a tela na parte superior do teclado numérico, além de uma bateria interna que garante que funcionem por até 12 horas sem energia elétrica. Além de Santa Cruz, as novas urnas eletrônicas também vão ser usadas nos demais municípios atendidos pelos dois cartórios eleitorais das zonas 40 e 162: Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vera Cruz, Vale do Sol, Vale Verde e Passo do Sobrado.
Antes da utilização, as novas urnas vão passar por diversos testes. O primeiro ocorre ao longo da semana que vem, quando está prevista uma eleição simulada. O objetivo é verificar a integridade dos equipamentos e do sistema de votação.
LEIA TAMBÉM: Quem deve concorrer a uma vaga no Legislativo federal e estadual pelo Vale do Rio Pardo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!