FOTOS: Santa Cruz recebe ação de combate ao Aedes Aegypti

Ao perceber que havia um soldado do quartel e uma agente de saúde conversando com o pai no pátio de casa, Tauani Alves, de 10 anos, apressou-se para acompanhar o diálogo. O assunto, no entanto, não era novidade para ela. “A gente teve palestra na escola sobre o mosquito da dengue, e falaram que não pode deixar água parada”, contou.

O Loteamento Beckenkamp, onde Tauani mora, é um dos locais onde acontece o mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado, 11, em Santa Cruz do Sul. O trabalho de orientação aos moradores também ocorre no Residencial Viver Bem, no Loteamento Santa Maria e no Bairro Dona Carlota.

LEIA MAIS: Vigilância Sanitária aplica inseticida em pontos estratégicos para combater mosquito da dengue

Publicidade

Moradora do Loteamento Santa Maria desde agosto deste ano, a safrista Nilva da Silveira recebeu orientações para colocar alvejante em uma fossa no pátio de casa. “É muito bom que eles expliquem pra gente”, disse. Na operação, caminhões e retroescavadeira da Prefeitura também realizam o recolhimento de entulhos em residências e fazem a limpeza de terrenos baldios.

Daniela Dumke e Francine Braga coordenaram o início da operação
Tauani Alves, de 10 anos, acompanhou com atenção a visita

Cerca de 130 pessoas estão envolvidas na força-tarefa, que deve ser finalizada às 17 horas. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, e a coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, coordenaram o início da operação. Mais de 1,5 mil imóveis serão visitados ao longo do dia. Participam do mutirão agentes de saúde e de endemias, 30 militares do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.

LEIA TAMBÉM: Mutirão contra o mosquito da dengue recolheu dez cargas de entulhos

Publicidade

Sobre o contágio

Segundo dados da Vigilância Sanitária, só neste ano foram notificados 6.914 casos de dengue, e 5.081 confirmados. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.796 foram descartados. Atualmente, de 79 casos suspeitos, 37 aguardam resultado e 42 deram negativo, e não há nenhum caso ativo. Também neste ano, foram 5 óbitos e 4 casos de zika confirmados.

LEIA TAMBÉM: Levantamento que avalia índice de infestação pelo Aedes inicia nesta segunda

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.