Ao perceber que havia um soldado do quartel e uma agente de saúde conversando com o pai no pátio de casa, Tauani Alves, de 10 anos, apressou-se para acompanhar o diálogo. O assunto, no entanto, não era novidade para ela. “A gente teve palestra na escola sobre o mosquito da dengue, e falaram que não pode deixar água parada”, contou.
O Loteamento Beckenkamp, onde Tauani mora, é um dos locais onde acontece o mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado, 11, em Santa Cruz do Sul. O trabalho de orientação aos moradores também ocorre no Residencial Viver Bem, no Loteamento Santa Maria e no Bairro Dona Carlota.
LEIA MAIS: Vigilância Sanitária aplica inseticida em pontos estratégicos para combater mosquito da dengue
Publicidade
Moradora do Loteamento Santa Maria desde agosto deste ano, a safrista Nilva da Silveira recebeu orientações para colocar alvejante em uma fossa no pátio de casa. “É muito bom que eles expliquem pra gente”, disse. Na operação, caminhões e retroescavadeira da Prefeitura também realizam o recolhimento de entulhos em residências e fazem a limpeza de terrenos baldios.
Cerca de 130 pessoas estão envolvidas na força-tarefa, que deve ser finalizada às 17 horas. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, e a coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, coordenaram o início da operação. Mais de 1,5 mil imóveis serão visitados ao longo do dia. Participam do mutirão agentes de saúde e de endemias, 30 militares do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.
LEIA TAMBÉM: Mutirão contra o mosquito da dengue recolheu dez cargas de entulhos
Publicidade
Sobre o contágio
Segundo dados da Vigilância Sanitária, só neste ano foram notificados 6.914 casos de dengue, e 5.081 confirmados. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.796 foram descartados. Atualmente, de 79 casos suspeitos, 37 aguardam resultado e 42 deram negativo, e não há nenhum caso ativo. Também neste ano, foram 5 óbitos e 4 casos de zika confirmados.
LEIA TAMBÉM: Levantamento que avalia índice de infestação pelo Aedes inicia nesta segunda
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade