Santa Cruz do Sul

FOTOS: Santa Cruz Film Commission é apresentada oficialmente

A Santa Cruz Film Commission foi apresentada oficialmente na noite desta quinta-feira, 13, em evento realizado no Brás 1532. A iniciativa, pioneira na região, tem o objetivo de atrair produções audiovisuais na cidade, fomentando o desenvolvimento econômico, turístico e cultural.

A Film Comission foi instituída pela Lei nº 253/2022 e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul contratou a Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, para ser a gestora. De acordo com a presidente da Pró-Cultura, Carolina Gottert Knies, a entidade vislumbra que as mais variadas manifestações artísticas que surgirão com a proposta. “Acredito que será um divisor na área da cultura e muitas possibilidades vão se abrir. É um investimento tanto na área cultural, quanto no turismo e no desenvolvimento. Será uma projeção de Santa Cruz para o mundo.”

LEIA TAMBÉM: Thiago Lacerda vai receber prêmio Tuio Becker no 6º Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

A diretora da Santa Cruz Film Commission, Natália Corrêa, explicou que a iniciativa é uma agência público-privada que busca produções audiovisuais, como filmes, séries, publicidades, telenovelas, entre outros. Recentemente, por exemplo, Santa Cruz foi cenário da gravação do longa InfiniMundo. Ações como essa, conforme Natália, podem voltar a acontecer na região. “Temos um plano de trabalho bem traçado, dentro dele está buscar produções para a cidade e já começamos a fazer isso.”

Além disso, a realização de projetos audiovisuais na região fazem girar a economia, gerando oportunidades, como destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins. “A ideia é gerar visitas ao nosso município, trazer mais obras audiovisuais, fazendo com que as pessoas trabalhem e vendam seus produtos para quem vem participar desses eventos.” 

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova criação de órgão para fomento do cinema 

Publicidade

Martins acrescenta que, mensalmente, a Prefeitura repassa recursos para a Associação Pró-Cultura, que realiza uma prestação de contas para que o município tenha a garantia da contrapartida proposta que é a geração de renda, emprego e mais turistas na região. Para a prefeita Helena Hermany, a Santa Cruz Film Comission é um projeto inovador na região. “Temos certeza que trará desenvolvimento econômico, turístico e cultural para a cidade”, enfatizou a chefe do Executivo.

A diretora do Instituto Estadual de Cinema do RS, Sofia Ferreira, esteve presente do evento de lançamento. Ela frisou que Santa Cruz, com o Festival de Cinema, já manifesta um potencial de desenvolvimento na economia criativa e na indústria do audiovisual. “É ideal que essa cadeia seja alimentada na medida em que a gente pode trazer para a região produções, propagandear tanto as paisagens quanto as especialidades que são cultivadas aqui.”

Márcio Martins, Vanice Souza, Natália Corrêa, Carolina Knies, Sofia Ferreira e Diego Tafarel
Secretário Márcio Martins
Diretora do Instituto Estadual de Cinema do RS, Sofia Ferreira
Diretora da Santa Cruz Film Commission, Natália Corrêa
Presidente da Associação Pró-Cultura, Carolina Gottert Knies
Lançamento foi no Brás 1532

Fotos: Albus Produtora

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.