Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

FOTOS: Santa Cruz do Sul já vive a 34ª Feira do Livro

Foto: Albus Produtora

Nem a chuva intensa da noite desta sexta-feira, 5, atrapalhou a realização da abertura da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. O evento contou com a presença da patrona da edição, a escritora Marô Barbieri, do escritor homenageado Romar Beling e da personalidade incentivadora da leitura, Lígia Hertzer. Com o tema “Leitura: mãe do conhecimento”, a Feira do Livro de 2023 tem o objetivo de fazer com que as famílias sejam atores importantes no fomento à leitura e no incentivo às crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença da patrona da edição, a escritora Marô Barbieri, do escritor homenageado Romar Beling e da personalidade incentivadora da leitura, Lígia Hertzer | Foto: Albus Produtora

Lígia Hertzer foi a primeira a ser chamada ao palco. “Estou especialmente feliz nesses últimos meses, desde quando soube que seria a personalidade incentivadora da leitura. Muito me honrou e isso me diz que estou no caminho certo”, disse, emocionada.

LEIA MAIS: Feira do Livro e outras opções para curtir em Santa Cruz neste fim de semana

Publicidade

Romar Beling é o escritor homenageado | Foto: Albus Produtora

O escritor homenageado e gestor de conteúdo da Gazeta Grupo de Comunicações, Romar Beling, também fez uso da palavra. “Eu só posso me dizer lisonjeado, honrado e muito feliz, por essa deferência que a organização da feira faz à minha trajetória como jornalista, professor e poeta. Quando olho para esse espaço, tenho certeza que a palavra livro é a que define minha história. Não seria possível falar de mim sem falar de livros”, ressaltou. Beling lança, nesta edição da feira, a obra “Entrevistos: conversas com escritores”, que reúne diversas entrevistas com autores, alguns até renomados mundialmente.

Aplaudida, a escritora e patrona da 34ª edição da Feira, Marô Barbieri, mencionou a honra em ser escolhida para tal destaque. Ela foi recebida no palco pela prefeita Helena Hermany, que lhe entregou um presente. “Ser uma patrona significa representar todos os escritores e escritoras. É um comprometimento de fazer o meu melhor, o que sempre tive como meta.” Para Marô, a vida é feita de leituras. “Desde pequena gosto de ler. Mas não só a leitura da palavra, eu gosto de ler as pessoas, ler a vida. A vida também é feita de momentos significativos, difíceis, mas também é feita de momentos felizes, alegrias, e é por isso que agradeço a vocês, meus amigos, por um dos momentos mais felizes da minha vida”, finalizou, emocionada.

ASSISTA: Gazeta Notícias desta sexta-feira tem entrevistas exclusivas sobre a Feira do Livro

Publicidade

Helena Hermany encerrou os discursos, relembrando momentos que viveu com a mãe e com os livros. “A escolha do tema é significativa, pois simboliza a relação afetiva que pode ser construída a partir da leitura e que, por sua vez, pode se transformar em uma relação duradoura com o conhecimento”, observou. A prefeita acrescentou que a Feira do Livro é um evento muito importante para a cidade e região e também é uma oportunidade única para que leitores tenham contato com novos autores e títulos, além de fomentar a economia.

Helena Hermany participou da abertura da Feira do Livro | Foto: Albus Produtora

A Feira do Livro é promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Após a cerimônia de abertura, o palco principal da Feira do Livro recebeu o show da banda ONG Alphorria. A Feira segue até dia 14 de maio, com atrações para todos os públicos.

LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: chuva deve continuar até a próxima segunda-feira

Publicidade

Primeira vez na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul

O livreiro Diones de Lima Lemes, da livraria Outras Páginas, participa pela primeira vez da Feira do Livro de Santa Cruz | Foto: Albus Produtora

O livreiro Diones de Lima Lemes, da livraria Outras Páginas, participa pela primeira vez da Feira do Livro de Santa Cruz. A livraria dele nasceu com o intuito de ser itinerante, mas hoje em dia possui loja física em Passo Fundo. “É um prazer estar aqui. Um dos lemas da livraria é que se tem um lugar que a gente ainda não visitou é prioridade ir lá. E esse ano rolou o convite. Eu já tento participar há uns quatro anos, e as vagas já estavam preenchidas. Em determinado momento, quando tivemos a chance de vir, já tínhamos firmado compromisso em outro município. Ainda bem que neste ano deu certo. Até então, a impressão que eu tenho é de uma cidade linda, limpa e acolhedora.”

Para o mercado livreiro, segundo Diones, qualquer evento que passe do segundo para o primeiro semestre, é melhor. “Principalmente outubro e novembro são cheios de eventos. Então, feiras no primeiro semestre são importantíssimas, porque torna sustentável esse ciclo de participação, e para nós facilitou justamente por ser nesse período.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.