Aguardada há anos, a Pinacoteca localizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi inaugurada no início da noite dessa sexta-feira, 14. Inicialmente, o espaço das exposições será em um local específico junto ao salão de leitura da biblioteca da instituição de ensino. Depois que o Memorial da Unisc for concluído, o objetivo é levar a Pinacoteca para lá.
A Pinacoteca assinala o início de um novo ciclo cultural para a cidade e a região. O acervo atual é constituído por 145 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas, todas doadas por artistas e colecionadores da comunidade. Em seu discurso de inauguração, o coordenador da Pinacoteca, Ronaldo Wink, disse que inúmeras universidades possuem acervos e a Unisc não foge à regra. “É um projeto que está se iniciando, mas que já está mostrando todo o seu vigor e a sua importância.”
LEIA TAMBÉM: Unisc reúne acervo para inauguração de uma pinacoteca
Publicidade
De acordo com ele, Santa Cruz do Sul carecia de um ambiente similar voltado à guarda e à exposição de obras de arte. “Temos a Casa Regina Simonis e o Centro Jornalista José Frantz, mas a Pinacoteca tem o objetivo de montar um acervo que vai ficar para as próximas gerações”, completou o arquiteto e professor da Unisc.
Também presente, o coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, Luiz Augusto Costa a Campis, salientou que a Pinacoteca é de toda a região. “É de todos, e cultura é tudo. Uma universidade que não pensa em cultura não merece esse nome”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Pinacoteca de São Paulo libera acervo para consulta pública online
Publicidade
O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, frisou a importância do espaço. “Uma instituição comunitária tem a obrigação de levar a cultura em todas as suas formas de manifestações. Levamos ensino, pesquisa, extensão, e a cultura não pode ficar de fora.” Henn também mencionou que muitos alunos e demais pessoas da comunidade, muitas vezes, não têm a oportunidade de ver uma obra de arte agora terão.
A reserva técnica da Pinacoteca Unisc é composta de doações. O maior doador foi Sérgio Nilo Schmitt, que destinou 57 obras para o acervo. Em seu discurso, ele falou sobre a importância que a arte tem em sua vida e agradeceu pelo empenho de todos que trabalharam para concretizar o sonho de montar o espaço. “É um acervo que, ao longo de quase 40 anos, fui reunindo lá em casa. Agora as obras estão aqui para apreciação dos que têm esse bom gosto de apreciar as belas artes”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: Rafael Henn aborda avanços e planos da Unisc
Publicidade
Caleidoscópio é o nome da exposição inaugural da Pinacoteca. De acordo com Wink, o objetivo dessa primeira foi fazer uma mostra bem panorâmica das principais obras do acervo reunido até o momento. “É uma visão abrangente mostrando o que poderá ser feito no futuro, com recortes específicos para exposições temáticas, por exemplo.” As mudanças das exposições, segundo o coordenador, ocorrerão a cada três meses.
O horário de funcionamento da Pinacoteca da Unisc é o mesmo da biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 22h30. Em julho, devido às férias, o encerramento das atividades se dará às 18 horas. A entrada é franca.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.