Um dos mais antigos e significativos prédios históricos de Rio Pardo volta a ter ocupação após as obras de recuperação nos últimos cinco meses. A Prefeitura realiza nesta quinta-feira, 7, às 15 horas, a inauguração da reforma simplificada do imóvel que abrigou a primeira Câmara Municipal, entre 1811 e 1928, na Rua Andrade Neves, 552, no Centro da cidade. O ato integra a programação dos 212 anos do município, criado em 7 de outubro de 1809 pelo Decreto Real assinado por D. João VI, elevando o território à condição de vila.
O prédio sedia, desde a última sexta-feira, a Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. O processo para a realização da reforma começou em janeiro deste ano, com a execução das obras a partir de maio. O trabalho ocorreu por etapas, com a troca do assoalho e forro por uma empresa contratada. Equipes da Prefeitura fizeram reparos nas paredes e na estrutura do forro e a pintura. O investimento atingiu em torno de R$ 40 mil, mas o secretário Tiago Mello calcula que o custo dobra com a inclusão do valor da mão de obra própria da administração municipal.
LEIA TAMBÉM: Reabertura do Centro de Cultura coloca artistas santa-cruzenses em evidência
Publicidade
Documentações existentes no Arquivo Histórico Municipal mostram que a edificação já estava listada no Inventário de Prédios feito em 1829 por Johann Martin Buff, engenheiro da Comarca. Também está listada como construção de 1809 no Inventário da Cultura do Estado. A primeira Câmara de Rio Pardo, com as demais existentes em Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha, está entre as mais antigas no Rio Grande do Sul. Todas foram instituídas em 20 de maio de 1811 pelo corregedor da Comarca, Antônio Monteiro da Rocha, indicado pelo rei de Portugal, Dom João VI. Apenas Porto Alegre teve sua instalação antes, com o alvará em de 23 de agosto de 1805.
Depois da proclamação da República, em 1889, ocorreu em janeiro de 1890 a dissolução da Câmara Municipal, que passou a se chamar Junta Municipal. Em 1891 foi criado o cargo de intendente municipal e, no ano seguinte, de vice-presidente do Conselho Municipal. Assim, começou a criação de outros cargos do parlamento, com estruturação semelhante à atual.
LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura reabre nesta quarta-feira com exposição de artes visuais
Publicidade
Estrutura estava sem uso por falta de manutenção
Até 1928 a antiga Câmara de Rio Pardo funcionou no mesmo prédio, onde depois, por muito tempo, ficou o acervo do Museu Zoológico Municipal e até 2015 a unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Nos últimos seis anos a estrutura permaneceu fechada. Nos fundos do prédio está localizado o Presídio Estadual, atualmente desativado para a realização de obras. O secretário de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello, explica que a casa estava sem condições de ocupação, pois não tinha forro e rede elétrica e houve a troca total do assoalho, com o aproveitamento apenas dos barrotes de madeira.
O secretário de Turismo lembra que no fim do ano passado a Câmara rejeitou o projeto do Executivo que solicitou a autorização para a cedência do prédio para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Com isso, a atual administração, quando assumiu na Prefeitura em janeiro, decidiu realizar a reforma e fazer a ocupação. “Com a transferência da Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer para a estrutura, o local volta a ter a importância administrativa que teve no passado”, explica Mello.
Acrescenta que além de utilizar o espaço para fins administrativos, com a valorização do patrimônio histórico, a reforma e a ocupação das instalações oportunizam maior acessibilidade ao público dos serviços prestados. O local se torna um referencial para informações turísticas da cidade diante da localização central.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Rio Pardo lança programação de aniversário do município
Solar do Almirante tem exposição especial nesta quinta-feira
Em comemoração ao aniversário de Rio Pardo, os museus da cidade estão abertos para a visitação nesta quinta, das 9 horas ao meio-dia e das 16 horas às 18 horas. O Solar do Almirante também estará com as portas abertas, das 9 horas às 18 horas, para a exposição de objetos e documentos doados pela família do Almirante Alexandrino que resgatam um pouco da vida e da história do ilustre rio-pardense. Ainda nesta quinta-feira, às 19h30, haverá a missa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Matriz, seguida de procissão motorizada pelas ruas. E à noite, às 21 horas, ocorre a apresentação da Orquestra de Candelária, na Praça da Matriz.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Igreja São Francisco guarda tesouro em imagens
Publicidade
VEJA TAMBÉM: VÍDEO: o valioso museu criado por Biágio Soares Tarantino
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade