ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: Rio Pardinho volta a subir e Várzea vive novo drama

Um cenário desolador voltou a se repetir: Santa Cruz do Sul registrou mais transtornos com as chuvas intensas que não deram trégua nesse fim de semana. A situação começou na noite de sábado, quando a Defesa Civil emitiu um novo alerta devido ao cenário meteorológico e ao aumento do nível do Rio Pardinho. O aviso de possível inundação foi direcionado aos moradores do Bairro Várzea e da localidade de Rio Pardinho, áreas mais próximas ao corredor de água. Também foi destinado aos moradores das áreas de encosta, como o Bairro Belvedere, por causa do encharcamento do solo e o risco alto de deslizamentos.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz estuda realocar moradores do Navegantes

Publicidade

Com o clima desfavorável, moradores acataram a orientação da Defesa Civil, saíram de suas residências e foram abrigados novamente em outros lugares. Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, pelo menos 30 pessoas do Várzea deixaram suas moradias na madrugada desse domingo, 12.

Publicidade

Esse foi o caso do morador Edison Sidnei Correia Soares, de 54 anos. Ele havia sido acolhido nos alojamentos do Parque da Oktoberfest até terça-feira da semana passada, quando voltou para casa. Na madrugada de ontem, retornou ao abrigo. Segundo ele, quando saiu do imóvel, a água já estava passando pelo portão da residência. “Viemos eu, meu irmão e mais três sobrinhos. Estamos tristes porque nunca vivemos uma situação assim”, contou. 

Edison voltou ao abrigo nesse domingo | Foto: Alencar da Rosa

Edison contou que perdeu praticamente tudo que tinha dentro de casa, sobrando apenas o micro-ondas e o forno elétrico, que ele conseguiu salvar a tempo antes de sair. “Fiquei três dias limpando tudo e consegui um colchão e alguns cobertores. Mas, dessa vez, eu subi tudo para cima do roupeiro. Espero que aguente”, disse. Para esta semana, o serralheiro espera por boas notícias. “Consegui pelo menos salvar a minha vida. Agora é torcer para que a água não suba ainda mais.” 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Alegria em meio ao caos: moradora do Margarida descobre gravidez no abrigo do Parque da Oktoberfest

Publicidade

De acordo com Barbosa, mais pessoas deixaram suas casas na tarde desse domingo, 12, e a RGE Sul chegou a desligar a energia na região perto da Prainha. Ele alerta para que os moradores saiam de suas residências caso a água continue subindo. Quem não tiver um lugar seguro para ir será encaminhado aos abrigos mantidos pela administração municipal no Parque da Oktoberfest.

Resgate

Aos moradores que estiverem em áreas de risco e precisarem de ajuda para a remoção de suas famílias, os números de emergência são os telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) ou ainda 193 (Corpo de Bombeiros).

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta