Ibarama reuniu grande público neste sábado, 5 de agosto, para comemorar as Bodas de Prata da maior festa da cultura e gastronomia italiana da região Centro Serra. O 25º Ricordare L’Italia per Vivere seguiu o sucesso das edições anteriores e, mantendo a essência do evento, relembrou costumes, valores e a cultura italiana.
Município berço da imigração italiana na região, foi promovido em Ibarama, em 16 de agosto de 1997, um evento que entraria para o calendário regional como uma importante celebração às origens que por aqui se estabeleceram. O “Il Primo Ricordi D’Itália” foi organizado pela Comissão pró-construção da Casa Mortuária da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ibarama, que tinha como presidente Tarcisio Pasa; presidente do Conselho Paroquial, Albino Vicente Lazzarotto (Tata); sob o comando do padre Almarinho Lazzari, com colaboração também da Prefeitura Municipal e da comunidade em geral.
O nome do evento veio a ser alterado, tempo depois, para Ricordare L’Italia per Vivere por questões de registro, e assim enfatizando “para que possamos viver, temos que recordar”.
Publicidade
LEIA MAIS: Ricordare L’Italia per Vivere celebra sua 25ª edição neste sábado
Na edição de 2023, a programação do 25º Ricordare L’Italia per Vivere iniciou com celebração eucarística rezada nos idiomas Português e Italiano, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, presidida pelos padres Matheus Venturini e Hélvio Luiz Cândido, com participação do Coral Cantare è Vivere, de Sobradinho.
Logo após os participantes foram recepcionados pelo Coral Luciano Pavarotti no andar inferior do Salão Paroquial.
Publicidade
Neste ano, os casais homenageados pelo evento foram Alceu Jacinto Dal Ri e Clairê Teresinha Dalpisol Dal Ri e Pedro Vicente Bolfe e Cleci Maria Pasa Bolfe, que em suas trajetórias possuem marcas de contribuição à comunidade local. Eles estiveram acompanhados de familiares e amigos.
Já no salão, o ambiente esteve todo decorado, desde as paredes de pedra, parreiral, elementos nas cores da bandeira italiana, passando pela Salumeria (espaço destinado aos salames, presunto, queijo, grostoli e pão), copa e pipas de vinho e graspa.
Destaque para a reprodução de um forno de pedra na decoração junto ao palco, ressaltando a temática desta edição “Il pane: cibo sacrato” – O pão: alimento sagrado, lembrando do importante alimento à mesa das famílias.
Publicidade
Ainda na recepção aos participantes, nas mesas foram servidos aperitivos, incluindo polenta brustolada. Antes da janta, também ocorreu bênção dos padres. O jantar iniciou com a sopa de agnoline e contou com diversos pratos da culinária típica italiana, assim como as sobremesas.
A animação ficou por conta do Musicale Giramondo, que divertiu o público até à madrugada. E teve ainda o tradicional leilão do presunto de mais de 2 metros, que ficou com um grupo de amigos ibaramenses, que deu lance de 3 mil reais.
Os trabalhos contaram com uma grande equipe de voluntários, que iniciou as atividades de preparação ao evento há alguns meses, tendo à frente da organização Dionatan Salvati.
Publicidade
Na edição da próxima sexta-feira, 11 de agosto, do jornal Gazeta da Serra, circulará um suplemento especial do 25º Ricordare L’Italia per Vivere.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.