Rio Pardo

FOTOS: revitalização de calçada resgata a história do Clube Literário de Rio Pardo

Desde que a revitalização das calçadas da Rua Andrade Neves, em Rio Pardo, teve início em junho deste ano, a obra atrai a atenção dos moradores e visitantes da cidade. O projeto abrange a troca de pedras nas quadras entre as ruas General Osório, Senhor dos Passos e São Sebastião. Com um investimento de R$ 630 mil, a obra promete devolver a beleza e a delicadeza da Cidade Histórica, utilizando ladrilhos hidráulicos, conhecidos como ladrilhos portugueses.

De acordo com a Prefeitura, todas as novas calçadas desta primeira fase da revitalização contarão com piso podotátil, que garante uma locomoção segura para pessoas com deficiência visual. Esse elemento inclusivo representa um avanço para a acessibilidade na cidade.

LEIA TAMBÉM: Justiça suspende intervenções na área do calçadão da Rua Almirante Alexandrino; entenda

Publicidade

Um aspecto importante do projeto é a parceria público-privada entre a Prefeitura e o Clube Literário e Recreativo, um dos ícones culturais de Rio Pardo e famoso por suas festas de Carnaval. O lugar, que tem uma longa história na cidade, decidiu resgatar um elemento marcante de sua fachada: os tradicionais ladrilhos letreiros que, desde a década de 1950, adornam a calçada em frente à sua entrada principal.

Conforme a diretoria do Clube Literário e Recreativo, a decisão de fazer novos letreiros surgiu após observarem a revitalização em andamento. Então, foi procurada uma empresa especializada em reproduzir os ladrilhos com os mesmos formato, cores e estilo dos originais, produzidos pela antiga fábrica local Waldemar Kohlmann.

LEIA TAMBÉM: Curso em Rio Pardo ensina a transformar material reciclável em artesanato

Publicidade

Os ladrilhos da década de 1950 encontravam-se em estado precário. Assim, a decisão foi fazer novas peças que respeitassem o design histórico das originais. A nova produção foi realizada por uma empresa artesanal e familiar de Muriaé, Minas Gerais, conhecida pela qualidade de seu trabalho nesse setor.

Ainda segundo a diretoria, o custo para a reprodução dos letreiros foi de aproximadamente R$ 2,5 mil, valor que inclui a produção dos moldes exclusivos e o transporte dos ladrilhos. A instalação dos novos objetos foi concluída na semana passada, e uma das poucas peças originais foi cuidadosamente preservada pelo clube, servindo como molde para a nova produção.

Tradicionais ladrilhos ganharam novo aspecto diante da entrada principal do prédio | Foto: Marília Nascimento/Divulgação

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.