Desde que a revitalização das calçadas da Rua Andrade Neves, em Rio Pardo, teve início em junho deste ano, a obra atrai a atenção dos moradores e visitantes da cidade. O projeto abrange a troca de pedras nas quadras entre as ruas General Osório, Senhor dos Passos e São Sebastião. Com um investimento de R$ 630 mil, a obra promete devolver a beleza e a delicadeza da Cidade Histórica, utilizando ladrilhos hidráulicos, conhecidos como ladrilhos portugueses.
De acordo com a Prefeitura, todas as novas calçadas desta primeira fase da revitalização contarão com piso podotátil, que garante uma locomoção segura para pessoas com deficiência visual. Esse elemento inclusivo representa um avanço para a acessibilidade na cidade.
LEIA TAMBÉM: Justiça suspende intervenções na área do calçadão da Rua Almirante Alexandrino; entenda
Publicidade
Um aspecto importante do projeto é a parceria público-privada entre a Prefeitura e o Clube Literário e Recreativo, um dos ícones culturais de Rio Pardo e famoso por suas festas de Carnaval. O lugar, que tem uma longa história na cidade, decidiu resgatar um elemento marcante de sua fachada: os tradicionais ladrilhos letreiros que, desde a década de 1950, adornam a calçada em frente à sua entrada principal.
Conforme a diretoria do Clube Literário e Recreativo, a decisão de fazer novos letreiros surgiu após observarem a revitalização em andamento. Então, foi procurada uma empresa especializada em reproduzir os ladrilhos com os mesmos formato, cores e estilo dos originais, produzidos pela antiga fábrica local Waldemar Kohlmann.
LEIA TAMBÉM: Curso em Rio Pardo ensina a transformar material reciclável em artesanato
Publicidade
Os ladrilhos da década de 1950 encontravam-se em estado precário. Assim, a decisão foi fazer novas peças que respeitassem o design histórico das originais. A nova produção foi realizada por uma empresa artesanal e familiar de Muriaé, Minas Gerais, conhecida pela qualidade de seu trabalho nesse setor.
Ainda segundo a diretoria, o custo para a reprodução dos letreiros foi de aproximadamente R$ 2,5 mil, valor que inclui a produção dos moldes exclusivos e o transporte dos ladrilhos. A instalação dos novos objetos foi concluída na semana passada, e uma das poucas peças originais foi cuidadosamente preservada pelo clube, servindo como molde para a nova produção.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙