Santa Cruz do Sul

FOTOS: recomeçam as oficinas do projeto Master Chef Social

Começou esta semana mais um ciclo de oficinas do Projeto Master Chef Social, realizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac. De agora até novembro, serão diversos cursos na área da gastronomia ofertados para as populações residentes nos territórios de abrangência dos Cras Integrar, Beatriz Frantz Jungblut e Central. O objetivo é proporcionar capacitação para gerar mais oportunidades de emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto teve início com a oficina para o preparo de pizzas, ministrada pela orientadora educacional do Senac Santa Cruz, Ana Elisa Passos. Serão quatro encontros com aulas uma vez por semana. Ao final da capacitação receberão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de presença. Na sequência, serão realizadas oficinas de salgados para festas e eventos, de pães e cucas, de tortas e de planejamento e desenvolvimento de menus. Este ano, a exemplo do que ocorreu na edição passada, será realizada a oficina de inclusão para pessoas com deficiência.

LEIA MAIS: Projeto Master Chef Social abre inscrições em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Também como complemento do ciclo de oficinas, os alunos assistirão a uma palestra sobre educação financeira, com a finalidade de orientá-los para o empreendedorismo, abarcando temas como precificação, lucros, ganhos da produção e comercialização dos produtos.

Durante a primeira aula, que reuniu, na última quarta-feira, 21, 15 participantes no Cras Integrar, a gerente local do Senac Santa Cruz, Daniela Laner, mencionou o êxito da parceria entre o município e a instituição de ensino e ressaltou o quanto a iniciativa contribui para mudar vidas. “Muitas pessoas que já fizeram a oficina conseguiram gerar renda e inovar. Perguntem, questionem e não saiam com dúvidas. Vocês terão em mãos um certificado válido em todo o Brasil, aproveitem essa oportunidade”, disse.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Senac garante capacitação e oportunidades; veja como participar

Publicidade

Tatiana Rosa: ‘quero seguir aprendendo’ | Foto: Isadora Oliveira

Entusiasmada e com muita vontade de aprender, a dona de casa Tatiana Pinheiro Furtado Rosa, de 33 anos, moradora do Bairro Schulz, não pretende desperdiçar a oportunidade. Ela, que é mãe de uma menina autista de 7 anos, encontra bastante dificuldade para achar um emprego fora de casa e enxerga no empreendedorismo uma saída para conciliar os cuidados com a filha e ainda contribuir com as despesas da casa, junto com o marido. “Estou fazendo isso por ela e também por mim, é bom poder sair um pouco de casa e me distrair. Hoje estou só em casa porque minha filha requer muitos cuidados, mas já trabalhei em padaria e tenho bastante noção. Quero seguir aprendendo para, quem sabe mais pra frente, poder ter alguma renda”, disse.

Maria Celoni estava ansiosa para aprender a produzir pizzas | Foto: Isadora Oliveira

Já no Cras Beatgriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória, na última quinta-feira, 22, 12 senhoras colocaram a touca na cabeça para também experimentar novas receitas na cozinha. Entre as participantes estava a aposentada Maria Celoni Correia, de 59 anos, ansiosa para aprender a produzir pizzas. “Só tentei fazer pizza em casa uma vez e não deu certo. Vim aqui para descobrir o que fiz de errado e tentar de novo”, brincou.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura vai lançar Projeto Master Chef Social

Publicidade

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, que acompanhou o início das aulas da turma do Cras Central, na última sexta-feira, 23, na sede do Senac, o Master Chef Social é mais uma opção que a Prefeitura coloca à disposição das populações atendidas nos Cras e nos projetos sociais para qualificação ao mercado de trabalho. “É dar uma oportunidade para que as pessoas se desenvolvam, criem seus próprios negócios, tenham sua própria renda e não dependam mais dos benefícios e das políticas públicas de assistência”, ressaltou.

Foto: Guilherme Neuhaus
Foto: Guilherme Neuhaus
Foto: Isadora Oliveira
Foto: Guilherme Neuhaus

Cronograma das oficinas:

  • Turma Cras Integrar – Turno Tarde (quartas-feiras, das 13h30 às 16h30)
    • 21/06 a 12/07 – Pizzas
    • 19/07 a 09/08 – Salgados para festas e eventos
    • 16/08 a 06/09 – Inclusão
    • 13/09 a 11/10 – Pães e cucas
    • 18/10 a 08/11 – Tortas
    • 21/11 – Planejamento e desenvolvimento de menus. Como conhecer os seus custos
  • Turma Cras Beatriz– Turno Tarde (quintas-feiras, das 13h30 às 16h30)
    • 22/06 a 13/07 – Pizzas
    • 20/07 a 10/08 – Salgados para festas e eventos
    • 17/08 a 14/09 – Inclusão
    • 21/09 a 19/10 – Pães e cucas
    • 26/10 a 23/11 – Tortas
    • 30/11 – Planejamento e desenvolvimento de menus. Como conhecer os seus custos
  • Turma Cras Central – Turno Tarde (sextas-feiras, das 13h30 às 16h30)
    • 23/06 a 14/07 – Pizzas
    • 18/07 a 15/08 – Salgados para festas e eventos
    • 22/08 a 12/09 – Inclusão
    • 19/09 a 10/10 – Pães e cucas
    • 17/10 a 07/11 – Tortas
    • 14/11 – Planejamento e desenvolvimento de menus. Como conhecer os seus custos

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.